Topo

Ana Aoun

Xadrez, listras e mais estampas gráficas são fáceis de combinar; veja dicas

Ana Aoun

08/04/2019 05h00

Uma peça estampada, naturalmente, chama mais atenção em um look do que uma peça lisa. Isso pode, em alguns casos, comprometer a versatilidade e limitar o quanto ela vai girar dentro do seu armário. Ainda mais se você é do tipo que gosta de usar tudo combinando.

Entretanto, existem estampas clássicas. Vai estação, vem estação, sobe temperatura, desce temperatura, lá estão elas dando as caras nas vitrines, na moda das ruas e combinando com tudo: são as estampas gráficas.

Veja também

Lembrando que estampas são os desenhos impressos em tecido liso, enquanto padronagens são aqueles que se formam já ao tramar os fios. Confira abaixo quais você pode ter pra ficar sempre na moda:

Poás

A estampa de bolinha é uma unanimidade. Combinações bicolores com a base branca ou preta são as mais comuns — mas nada impede a escolha de uma combinação mais colorida. Os tamanhos das bolinhas influenciam nas proporções visuais: as maiores destacam mais a parte do corpo que veste a peça e podem aumentar as medidas; já as menores vão chamar menos atenção e, se forem bem pequenas, podem passar despercebidas e até serem confundidas com alguma textura. Dá pra combinar bolinha com bolinha, bolinha com liso ou soltar a imaginação e fazer um mix de estampas.

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por CAMILA COELHO (@camilacoelho) em

Xadrez

O xadrez (que pode aparecer em padrão ou estampa) é muito usado em peças de alfaiataria, essenciais em um guarda-roupa mais formal e corporativo. Mas não só: ele ganhou as ruas com combinações ousadas e até improváveis. São bem versáteis — e é exatamente disso que um armário prático e atemporal precisa. Do jeans às mais variadas cores, além de outras estampas, as possibilidades de combinação são infinitas. Existem vários tipos de xadrez e, certamente, algum fará a sua cabeça. A mesma regra do poá vale aqui: desenhos maiores ampliam os volumes, enquanto os menores preservam ou até disfarçam as medidas.

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Eva Chen (@evachen212) em

Listras

Três dicas básicas podem ajudar você a escolher listras, que são mais uma opção para quem quer fazer uma peça estampada ser multiuso: linhas verticais permitem um alongamento da silhueta; linhas horizontais ampliam as formas; linhas diagonais orientam nosso olhar para um ponto desejado. Mas essas dicas são genéricas, pois também precisam ser considerados cor, espessura e até material para obter o efeito óptico desejado a partir das listras. Por isso, faça um rápido exame de autoimagem na frente do espelho e leve em consideração o seu gosto.

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Fluvia Lacerda (@fluvialacerda) em

Geométricas

Formas geométricas e grafismos, sejam eles quais forem, sempre terão espaço no guarda-roupa, pois aceitam bem outros complementos "sem muita briga". Já pensou de quantas formas diferentes daria para usar o macacão da foto abaixo? Sobrepor uma blusa de manga comprida agora na meia-estação,  jogar uma terceira peça com textura por cima ou ainda amarrar um lenço colorido na cintura… possibilidades não faltam! O mesmo vale para sapatos, bolsas e acessórios: a sandália colorida moderniza o visual, já que a peça tem tons neutros. Vá experimentando, aplicando informações diferentes ao look e saindo, assim, do básico.

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Raissa Santana (@santana_raissa) em

Você gosta de usar estampas?

O post trouxe informações úteis para te ajudar na hora de se vestir?

Para dicas diárias de estilo, acesse o meu Instagram.

Sobre o autor

Ana Aoun é consultora de imagem, personal stylist e jornalista apaixonada pelo universo feminino. Pós-graduada em Linguagem no Jornalismo Online, volta ao UOL, onde já trabalhou em diversas editorias, após uma pausa para se dedicar à maternidade e à família. Acredita que o autoconhecimento é a maior arma para elevar a autoestima e alcançar a tão sonhada paz com o espelho. Procura desmistificar a consultoria de imagem escrevendo sobre o tema e disseminando a ideia de que um guarda-roupa abriga muito mais que peças de roupas e acessórios - ele ajuda a mostrarmos ao mundo quem realmente somos.

Sobre o blog

Dicas sobre como se vestir bem respeitando quem se é, de forma atemporal, de acordo com os diferentes tipos físicos e estilos, para todas as ocasiões (com ou sem dress code definido). Matérias sobre as novidades das vitrines e das ruas, do que já passou da tendência das passarelas para a moda validada do dia a dia. Exemplos de como uma peça de roupa adequada, uma cor que favorece ou um acessório oportuno podem levantar qualquer look - e qualquer imagem!

Ana Aoun