Topo

Ana Aoun

Xadrez é tendência do inverno 2018; conheça os principais tipos

Ana Aoun

23/04/2018 05h00

Entra e sai coleção, o xadrez é um padrão que está sempre presente nas escolhas das marcas e confecções, principalmente no outono/inverno.

Segundo o livro "Tudo sobre Moda", de Marnie Fogg, os primeiros relatos de seu uso datam de períodos a.C., como parte da indumentária Celta. Mas, foram os escoceses que popularizaram o xadrez.

Ele aparece em várias opções — e este post vai falar exatamente sobre isso!

Conheça os principais tipos de xadrez:

Príncipe de Gales

Queridinho desta temporada, aparece com força em peças de alfaiataria, principalmente calças e blazers. Usa cores neutras, como o preto, o branco, o marinho e o cinza, mas pode conter também fios coloridos na padronagem, como vermelho e amarelo.

Tartan

Padronagem clássica do xadrez, o tartan é bastante invernal. Saiu dos kilts escoceses para compor peças do nosso dia a dia. Colorido, o que tem a base em vermelho é o mais conhecido, bem como o da Burberry, que tornou-se um expoente.

Vichy

Também conhecido como xadrez piquenique, traz uma harmonia bicolor bastante versátil. Teve seu auge no ano passado, estampando desde casacos até biquínis. Com os acompanhamentos certos, movimenta-se bem do armário de verão para o de inverno.

Madras

Originário da Índia, é bem colorido, com combinações de cores alegres. Tem ar mais leve e refrescante que os demais, podendo aparecer inclusive em peças de primavera/verão.

Argyle

Conhecido por seus losangos transpassados por listras, em cores contrastantes, dando a ideia de uma estampa tridimensional. Está muito presente no vestuário masculino, em meias e suéteres, mas também são comuns vestidos, saias e tricôs femininos com esta padronagem.

Pied de Poule 

O xadrez "pé de galinha" é bicolor, na maioria das vezes preto e branco, e tornou-se um padrão atemporal, presente em peças de guarda-roupas das quatro estações. Pode ter o quadriculado menor ou maior — e aí ganha o nome de Pied de Coq (pé de galo).

Grid

O nome nos remete às bandeiras das corridas automobilísticas. A geometria simples, mas marcante, aponta para uma modernidade do look. Aparece em cores variadas, mas o branco e preto são o carro-chefe, tanto em tecidos mais leves quanto nos mais pesados.

Tattersall

Com surgimento atribuído aos anos de 1700, em Londres, é muito usado em camisas masculinas — mas as peças femininas também se apoderaram dele. Tem fundo neutro e linhas coloridas que formam quadriculados simples, porém menores que as do Grid.

Buffallo 

Também conhecido como xadrez lenhador aqui no Brasil, é um padrão com grandes blocos formados pela combinação de dois fios de cores diferentes: o preto e o vermelho. Geralmente em tecidos flanelados, está presente em camisas, cachecóis, jaquetas e até gravatas!

Curtiu este post?

Para mais dicas de moda e estilo acesse também o meu Instagram!

Até o próximo post!

Sobre o autor

Ana Aoun é consultora de imagem, personal stylist e jornalista apaixonada pelo universo feminino. Pós-graduada em Linguagem no Jornalismo Online, volta ao UOL, onde já trabalhou em diversas editorias, após uma pausa para se dedicar à maternidade e à família. Acredita que o autoconhecimento é a maior arma para elevar a autoestima e alcançar a tão sonhada paz com o espelho. Procura desmistificar a consultoria de imagem escrevendo sobre o tema e disseminando a ideia de que um guarda-roupa abriga muito mais que peças de roupas e acessórios - ele ajuda a mostrarmos ao mundo quem realmente somos.

Sobre o blog

Dicas sobre como se vestir bem respeitando quem se é, de forma atemporal, de acordo com os diferentes tipos físicos e estilos, para todas as ocasiões (com ou sem dress code definido). Matérias sobre as novidades das vitrines e das ruas, do que já passou da tendência das passarelas para a moda validada do dia a dia. Exemplos de como uma peça de roupa adequada, uma cor que favorece ou um acessório oportuno podem levantar qualquer look - e qualquer imagem!

Ana Aoun