Black Friday: veja 10 dicas para acertar na compra de roupas e acessórios
Com a consolidação da Black Friday (data comercial bastante famosa nos Estados Unidos) no Brasil, muitas lojas e marcas oferecem descontos convidativos nos últimos dias do mês de novembro.
A ideia é já aquecer a economia para o Natal, inclusive fazendo com que muita gente antecipe as compras.
Leia também:
- Minissaia: comprimento volta a dar as caras e vai seduzir você
- Laise traz frescor aos looks de verão e vai da praia à cidade
- Laranja é a cor mais quente? Veja dicas para usá-la no verão
O período pode ser realmente uma oportunidade para adquirir aquela peça e/ou acessório que deseja há um tempo. Mas, também pode ser perigosa para quem não tem um foco e costuma exagerar nas aquisições.
Separei 10 dicas essenciais para comprar de forma mais assertiva na Black Friday e fazer o seu dinheiro (e o armário) renderem mais! Confira!
1- Triagem
Nada de sair comprando peças e acessórios novos sem saber exatamente o que você já tem. Por isso, uma boa limpeza no guarda-roupa de tempos em tempos é importante para não comprar "mais do mesmo" e até pra saber o que está ou não funcionando no dia a dia. A melhor bússola para novas aquisições está no nosso próprio armário.
2- Foco
Se for às compras sem um planejamento, a chance de cair em tentação é enorme. Por isso, o velho truque da listinha vale muito nessas horas. Tenha foco para fugir do "vou levar porque está barato!" e para evitar comprar algo que você não esteja precisando. E nem entre em lojas que não contemplem as suas buscas.
3- Antes só do que acompanhada
Pode ser uma delícia sair para as compras com a mãe, a irmã ou as amigas, mas a empolgação de uma pode juntar com o consumismo da outra e o controle ir por água abaixo. Ou ao contrário: muita opinião junta pode acabar podando suas reais intenções. Confie no seu próprio taco e aproveite para ser "mais você".
4- Fidelidade
Seja fiel ao seu gosto pessoal e ao seu estilo. Por exemplo: você gosta de saias e vestidos e seu armário é cheio deles. Viu uma calça com o preço super convidativo, a cor e o modelo até agradam, pode ser útil para uma ou outra ocasião… mas, você quase não usa calça no dia a dia! Então vale refletir se é MESMO uma boa escolha antes de pagar.
5- Conhece a ti mesmo
Quanto mais nos conhecemos, mais bagagem temos para fazer compras assertivas. Saber do que gosta, como gosta e porquê gosta é "o" caminho. Por isso, observe com detalhes o que você usa com frequência e que te faz sentir bem (cor, material, tamanho, corte, modelagem, marca) para manter um padrão na hora da compra e não se perder.
6- Contra o impulso
Para você que é daquelas que faz compras por impulso e vive se arrependendo depois: já parou pra pensar que o problema pode ser justamente a falta do "pensar"? Viu algo e se apaixonou? Agradeça a vendedora, saia da loja, respire, reflita, enumere prós e contras, calcule custo x benefício e decida depois se vale a pena voltar pra buscar.
7- O poder do não
Muitas pessoas têm dificuldade em dizer "não". Neste caso, para um vendedor (a). O momento da compra é uma ótima oportunidade para você treinar essa habilidade — já que só por meio dela você será capaz de se manter fiel à sua personalidade e comprar algo que realmente te represente. Dizer "não, obrigada" não ofende ninguém.
8-Pés sempre no chão
Seja realista: compre o que você tem dinheiro para pagar (sem ter que fazer mil parcelas), compre roupas e acessórios que sirvam para você (nada de levar "um número a menos porque vou emagrecer"), compre para a vida que você tem hoje (e não para quando tiver uma ocasião especial). Uma boa dose de realidade ajuda muito a comprar bem.
9-Referências que fazem sentido
Procure seguir referências que tenham a ver com você, tanto em relação à corpo, quanto gosto pessoal e lifestyle, para ter ideias do que comprar. Use as referências também para pensar em formas diferentes de usar o que você já tem – e adquirir o que falta para um guarda-roupa prático e cada vez mais personalizado.
10-Prove e reprove
As lojas online revolucionaram o formato de compra do consumidor, trazendo praticidade e economia de tempo. Entretanto, nada substitui o contato com o produto na hora da compra. Pegar no tecido, vestir a peça e avaliar na frente do espelho ainda continuam sendo ações essenciais para fazer uma compra consciente e precisa.
Comprar bem é um exercício e precisa ser praticado. Então, que tal usar essas dicas antes de sair comprando sem freio na Black Friday, com grandes chances de se arrepender depois?
Acesse o meu Instagram para mais dicas de moda prática e estilo do dia a dia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.