Topo

Ana Aoun

Roupa social: 6 dicas para tirar a caretice dos looks de trabalho

Ana Aoun

03/09/2018 05h00

Mulheres que trabalham em ambientes corporativos mais formais têm o desafio de fugir da caretice nos looks do escritório.

O ambiente, os clientes, a postura e tudo mais pedem uma linguagem mais sisuda também na vestimenta. Mas com estas seis dicas que separei para vocês dá para modernizar um look formal rapidinho — e na medida do aceitável. Confira:

Veja também

Pele aparente

A manga do blazer dobrada, puxada ou desabotoada, um decote sutil e a barra da calça deixando os tornozelos à mostra passam aquele ar de modernidade que você pode estar procurando. É só manter a postura que você consegue segurar o look.

Pontos de cor

Composições de cores neutras passam segurança e espantam o medo de errar em determinados ambientes de trabalho. Mas passam também a sensação de "uniforme", além de perderem a graça com o tempo. Inserir pontos de cor vai trazer mais colorido ao seu visual – assim, abusando da redundância mesmo!

Ousadia nos acessórios

Agora sem falar em cores, mas em formatos e materiais: desde a armação 'gatinho' de um óculos, passando por um brinco resinado, um colar em pedrarias, um lenço texturizado, um bracelete metalizado, um cinto-faixa, um sapato de salto trabalhado e uma bolsa bordada: imponha a sua personalidade nos acessórios para criar uma identidade no vestir – mesmo que seja no terninho ou na saia-lápis de todo dia!

Mix dos neutros

Já pensou em desconstruir os conjuntos de alfaiataria e misturar as peças? Por exemplo, a saia lápis preta com o blazer cinza, ou a calça bege com a camisa marrom? Não precisa usar só monocromático ou usar sempre do mesmo jeito! Aproveite a facilidade em combinar peças de cores neutras e crie looks personalizados. E se a brincadeira fluir bem, que tal arriscar umas harmonias de cor no visual?

Estampas clássicas

Escolher uma estampa clássica (listras, poás, xadrez), em uma mistura de cores escuras e neutras, em ao menos uma peça do conjunto já vai fazer a sua imagem "respirar" jovialidade. É o primeiro passo para, um dia, chegar a misturar estampas com classe e elegância — mesmo em um ambiente que enaltece os lisos e monocromáticos. Um passo de cada vez!

Cintura marcada

Uma forma diferente de usar o seu terninho é mudar o lugar do cinto: em vez do previsível passante da calça, que tal fechar o blazer e marcar a cintura com o acessório? Além de equilibrar as curvas do corpo e deixar tudo mais proporcional, o cinto transforma totalmente o look.


Gostou das dicas?

Para mais conteúdo de moda a estilo acesse o meu Instagram!

Sobre o autor

Ana Aoun é consultora de imagem, personal stylist e jornalista apaixonada pelo universo feminino. Pós-graduada em Linguagem no Jornalismo Online, volta ao UOL, onde já trabalhou em diversas editorias, após uma pausa para se dedicar à maternidade e à família. Acredita que o autoconhecimento é a maior arma para elevar a autoestima e alcançar a tão sonhada paz com o espelho. Procura desmistificar a consultoria de imagem escrevendo sobre o tema e disseminando a ideia de que um guarda-roupa abriga muito mais que peças de roupas e acessórios - ele ajuda a mostrarmos ao mundo quem realmente somos.

Sobre o blog

Dicas sobre como se vestir bem respeitando quem se é, de forma atemporal, de acordo com os diferentes tipos físicos e estilos, para todas as ocasiões (com ou sem dress code definido). Matérias sobre as novidades das vitrines e das ruas, do que já passou da tendência das passarelas para a moda validada do dia a dia. Exemplos de como uma peça de roupa adequada, uma cor que favorece ou um acessório oportuno podem levantar qualquer look - e qualquer imagem!

Ana Aoun