Topo

Ana Aoun

Preto: 5 lições do Oscar 2020 para adotar no dia a dia

Ana Aoun

17/02/2020 04h00

"Não sabe o que vestir? Vai de preto!"

É senso comum achar que todo mundo fica bem de preto. Mas, prepare-se para o que eu vou escrever agora, pois eu trago verdades: o preto não é tão universal assim (alô, tem alguém vivo aí do outro lado?)

Leia mais:

Já adianto que só dá pra ter certeza se o preto é ou não para você se realizar uma análise de coloração pessoal e descobrir a sua cartela.

Mas, é possível ter pistas analisando detalhes da beleza natural, com destaque para o contraste, que é a relação de claro x escuro que temos entre cabelo, olhos, sobrancelhas e a pele.

De forma bem sucinta: pessoas com olhos, pele e cabelo claros têm baixo contraste. Já pessoas com cabelos e olhos escuros e pele clara têm alto contraste. Estas últimas costumam ficar melhor vestindo preto sem precisar recorrer a alguns artifícios na busca por um equilíbrio (lembrando que o vestir preto aqui se aplica para a parte de cima, aquela que reflete diretamente no nosso rosto).

Dito isso, podemos analisar algumas das celebridades que escolheram o preto para desfilar no red carpet do Oscar 2020 e tirar algumas lições para usarmos preto no dia a dia.

Charlize Theron

O preto "rouba" a beleza natural do baixo contraste da atriz sul-africana. Mas, ela usou dois truques para amenizar o efeito, que podemos replicar: deixou bastante pele aparente (colo, pescoço e braços) e usou acessório próximo ao rosto de uma cor que a favorece (provavelmente o prateado do colar está na cartela dela).

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Universa (@universa_uol) em

Rooney Mara

Usar o preto em forma de transparência ameniza o efeito pesado que a cor chapada traz e deixa o visual mais sutil, além de sensual. No caso da atriz norte-americana, ela ainda usou um batom forte e escuro para manter o contraste, outro truque que podemos recorrer na hora de usar o preto.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Rooney Mara (@rooney.mara) em

Penelope Cruz

O preto entra no grupo de cores acromáticas, junto com o branco e o cinza (que é a mistura dos dois). Elas se complementam e, por isso, a combinação bicolor mais clássica que temos, o famoso p&b, fica tão harmônica aos nossos olhos e é sinônimo de pura elegância. Mas, cuidado: é uma combinação de alto contraste; é preciso saber usá-la para a roupa não chegar primeiro que você! A atriz espanhola soube!

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Just Jared (@justjared) em

Saoirse Ronan

Se o preto não te favorecer, um outro truque que pode ser aplicado é o do decote: quanto mais cavado, melhor. Isso porque vai afastar a cor de perto do rosto, que é onde rebate e pesa o visual como um todo, além de deixar mais pele aparecendo. A atriz irlandesa tem escolhido o preto em várias premiações e, como tem contraste mais baixo, tem feito o uso desse truque na tentativa de equilibrar o visual.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Gucci (@gucci) em

Laura Dern

A vencedora do Oscar 2020 de melhor atriz coadjuvante poderia ter invertido a proporção de rosa pastel e preto do vestido e deixado a cor clara mais próxima de seu rosto — seguindo a regra de repetir o contraste que você já tem. O exemplo dela nos mostra que, se você sentir que o preto pesou em cima, joga para baixo, nas peças inferiores como calça, saia, bermuda, short, etc.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por @lauradern em

E aí, aprendeu um pouco mais sobre como usar o preto a seu favor?

Quer saber mais dicas de moda e estilo do dia a dia? Acesse o meu Instagram.

Sobre o autor

Ana Aoun é consultora de imagem, personal stylist e jornalista apaixonada pelo universo feminino. Pós-graduada em Linguagem no Jornalismo Online, volta ao UOL, onde já trabalhou em diversas editorias, após uma pausa para se dedicar à maternidade e à família. Acredita que o autoconhecimento é a maior arma para elevar a autoestima e alcançar a tão sonhada paz com o espelho. Procura desmistificar a consultoria de imagem escrevendo sobre o tema e disseminando a ideia de que um guarda-roupa abriga muito mais que peças de roupas e acessórios - ele ajuda a mostrarmos ao mundo quem realmente somos.

Sobre o blog

Dicas sobre como se vestir bem respeitando quem se é, de forma atemporal, de acordo com os diferentes tipos físicos e estilos, para todas as ocasiões (com ou sem dress code definido). Matérias sobre as novidades das vitrines e das ruas, do que já passou da tendência das passarelas para a moda validada do dia a dia. Exemplos de como uma peça de roupa adequada, uma cor que favorece ou um acessório oportuno podem levantar qualquer look - e qualquer imagem!

Ana Aoun