Topo

Ana Aoun

Classic Blue: como usar a cor eleita pela Pantone para bombar em 2020

Ana Aoun

06/12/2019 04h00

Todo ano, a Pantone (empresa norte-americana de consultoria de cores) elege uma cor que será tendência na moda, na cultura e na decoração.

Para 2020, a eleita é um clássico — e traz isso até no nome: a Classic Blue (referência 19-4052), um tom intenso de azul que promete ser um sucesso.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por PANTONE (@pantone) em


Isso porque o azul já é uma das cores mais populares e bem aceitas pelo público em geral. O livro Psicologia das Cores, de Eva Heller, fez uma pesquisa e o azul é a cor preferida de 45% dos entrevistados. O azul, segundo o livro, é a cor da simpatia, da harmonia e da fidelidade, apesar de ser fria. Existem cerca de 111 tons de azul catalogados, mas o eleito da Pantone é intenso e mais escuro – típico do céu ao entardecer.

Segundo a Pantone, a cor Classic Blue é "uma tonalidade atemporal, duradoura e elegante em sua simplicidade". Além disso, o azul escolhido tem "qualidades tranquilizadoras que oferecem a promessa de proteção".

Veja dicas para aderir à cor do ano no seu dia a dia (lembrando que as inspirações levam à cor aproximada do Classic Blue):

Cor fria

Lembra da aula de artes sobre as cores primárias? Pois o azul é uma delas (além de amarelo e vermelho). E a mais fria das três também. Na hora de vestir, dá para aplicá-la de diversas formas, montando looks mais ou menos formais, dos mais diferentes estilos, para qualquer tipo de ocasião. É sua cor preferida? Então se joga em uma peça única Classic Blue!

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Silvia Bussade Braz (@silviabraz) em

Cor neutra

Se não for para usá-la como protagonista, o azul também aparece como ótima alternativa para coadjuvante. A cor pode servir como base de um look casual, em uma blusa, calça, saia, short ou bermuda (sem esquecer do jeans nosso de cada dia), ou em um visual mais sisudo, inclusive para dress code mais rigoroso. Quer se sentir seguro na roupa? Vá de azul!

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Nicole Pinheiro (@nicolepinheiro) em

Cor curinga

O azul é praticamente uma unanimidade. E a versatilidade que ela apresenta no armário resulta nisso. Pense no espectro das cores e arrisque dizer uma que não combine com o azul. Até com preto, combinação que muita gente já torceu o nariz, ela traz seu charme.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Ju Romano (@ju_romano) em

Acessórios

Se você não pretende usar a Classic Blue nas peças de roupa, que tal apostar em acessórios com a cor do ano? Joias, bijuterias, tiaras, presilhas, prendedores de cabelo, faixas, lenços, echarpes… variedade é o que não falta! E pode ser o detalhe que faltava para deixar o seu look mais charmoso e atual.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Caroline Celico (@cacelico) em

Moda-praia

O verão está batendo na nossa porta e já podemos levar para a piscina ou para o mar uma beachwear atualizada com as últimas tendências. Muita coisa ainda vai aparecer com a cor de 2020, mas o fato é que biquíni e saída de praia azul é atemporal — e nunca é demais!

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Renata Kuerten🌟 (@renatakuerten) em

Ginástica

Que tal investir no azul do ano também para praticar exercícios? Se você é da turma dos escuros e neutros para malhar, o azul aparece como alternativa — e combina com os demais acessórios esportivos, que costumam trazer cores bem alegres e vibrantes.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Samara Checon (@samarachecon) em

Maquiagem

Cansada do pretinho básico na make e seus acabamentos? A tendência vai levar o azul do ano também para a maquiagem, proporcionando um visual mais ousado — e mais colorido. Desde um simples delineado a um olho mais esfumado, o azul promete inovar o seu olhar. Vamos tentar?

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Laura Kuczynski 🌻 (@laurakuczynski) em

Esmaltes

Uma outra possibilidade de uso da cor de 2020 no dia a dia é em relação aos esmaltes. Apesar de não estar no grupo das cores mais pedidas, como nudes e vermelhos, os azuis podem deixar as mãos elegantes e atualizar o visual, indo além de um simples detalhe.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Salão de Beleza Império (@imperioypes) em


E aí, o que achou da escolha da Classic Blue como a cor do ano pela Pantone?

Para mais dicas de moda e estilo para o dia a dia, acesse o meu Instagram.

Sobre o autor

Ana Aoun é consultora de imagem, personal stylist e jornalista apaixonada pelo universo feminino. Pós-graduada em Linguagem no Jornalismo Online, volta ao UOL, onde já trabalhou em diversas editorias, após uma pausa para se dedicar à maternidade e à família. Acredita que o autoconhecimento é a maior arma para elevar a autoestima e alcançar a tão sonhada paz com o espelho. Procura desmistificar a consultoria de imagem escrevendo sobre o tema e disseminando a ideia de que um guarda-roupa abriga muito mais que peças de roupas e acessórios - ele ajuda a mostrarmos ao mundo quem realmente somos.

Sobre o blog

Dicas sobre como se vestir bem respeitando quem se é, de forma atemporal, de acordo com os diferentes tipos físicos e estilos, para todas as ocasiões (com ou sem dress code definido). Matérias sobre as novidades das vitrines e das ruas, do que já passou da tendência das passarelas para a moda validada do dia a dia. Exemplos de como uma peça de roupa adequada, uma cor que favorece ou um acessório oportuno podem levantar qualquer look - e qualquer imagem!

Ana Aoun