Topo

Ana Aoun

Coturno: dez looks que mostram como essa bota é curinga no outono-inverno

Ana Aoun

15/04/2019 05h00

Um par de coturnos pode render MUITO no seu armário.

O coturno é aquela bota com estilo militar, também conhecida como botas de combate. Elas calçaram pés de soldados nas mais diferentes guerras e depois foram apropriadas pela moda com o movimento punk, nos anos 1970.

Veja também

Elas romperam as barreiras militares (e roqueiras) e viraram item versátil em qualquer armário, seja qual for o estilo.

Duvida? Estes dez looks vão te mostrar como essas botas são um curinga:

Casual

Onde poderia estar um par de tênis, de mule ou de sapatilhas, está um coturno. E deu um toque todo especial à calça estampada e à camiseta básica. Para provar que as botas mais pesadas não comprometem o visual — só acrescentam.

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Victória Rocha (@viihrocha) em

Rock 'n roll

Os coturnos são bons companheiros de quem curte um estilo mais rock 'n roll, com couro, tachas, acessórios e camiseta com estampa de banda. Look pronto para festival nenhum botar defeito.

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por ISA DOMINGUES (@isadomingues) em

Feminino

Pelo solado mais pesado e a cor geralmente escura, o coturno pode comprometer uma proposta mais romântica? A resposta é não: pode ser, inclusive, a pitada de estilo que faltava e aquele hi-lo que as mais fashionistas buscam.

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por (@alinepflores) em

Confortável

O coturno pode compor um look confortável, sim. Além de optar por um modelo mais leve, de cano e salto mais baixos, combinar com peças que facilitem os movimentos, como a legging, vai ajudar nesse objetivo.

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Van Duarte Estilo & Lifestyle (@vanduarte) em

Tendências

Dá para usar o coturno com um look básico, de cores neutras, mas também dá pra embarcar na onda das últimas tendências, como neon, animal print e western. Verdadeiro curinga nos pés!

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Martina Ritter (@martinaritter) em

Leve x pesado

Nem só de peças mais estruturados (como jeans e couro) sobrevive um look com coturno. Dá pra aproveitar peças mais leves e fluidas, típicas das estações mais quentes, e balancear com o peso nos pés.

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Luiza Brasil (@mequetrefismos) em

Urbano

Não há nada mais urbano que misturar o coturno com peças em jeans e arrematar com uma camiseta básica — peças que estão na maioria dos armários. Fácil e prático para viver a cidade.

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Helen Ramos (@helmother) em

Festa

Com um look mais festivo, meia-calça trabalhada… e coturno pra fechar a produção. Poderia ser um escarpim? Sim, poderia, mas ficaria mais previsível. Se a ideia é pensar fora da caixa, o coturno pode te ajudar.

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Alice (@alicedetogni) em

Colorido

O ponto de cor que faltava no seu look básico ou monocromático pode vir de um coturno. Geralmente em preto ou outras cores escuras, ele foi repaginado neste outono/inverno e aparece colorido e até metalizado.

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Sarah Mattar Diniz (@sarahmattar) em

Nas alturas

E se o seu negócio é salto alto, existem opções que agradam também esse público. Inclusive, o solado grosso pode conferir mais estabilidade e conforto que uma bota de salto fino. Já pensou nessa opção para incrementar seus looks mais quentinhos?

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Caroline Daur (@carodaur) em

Você é da turma do coturno? Como gosta de usar ou usaria?

Para mais dicas de moda prática e estilo do dia a dia, acesse o meu Instagram.

Sobre o autor

Ana Aoun é consultora de imagem, personal stylist e jornalista apaixonada pelo universo feminino. Pós-graduada em Linguagem no Jornalismo Online, volta ao UOL, onde já trabalhou em diversas editorias, após uma pausa para se dedicar à maternidade e à família. Acredita que o autoconhecimento é a maior arma para elevar a autoestima e alcançar a tão sonhada paz com o espelho. Procura desmistificar a consultoria de imagem escrevendo sobre o tema e disseminando a ideia de que um guarda-roupa abriga muito mais que peças de roupas e acessórios - ele ajuda a mostrarmos ao mundo quem realmente somos.

Sobre o blog

Dicas sobre como se vestir bem respeitando quem se é, de forma atemporal, de acordo com os diferentes tipos físicos e estilos, para todas as ocasiões (com ou sem dress code definido). Matérias sobre as novidades das vitrines e das ruas, do que já passou da tendência das passarelas para a moda validada do dia a dia. Exemplos de como uma peça de roupa adequada, uma cor que favorece ou um acessório oportuno podem levantar qualquer look - e qualquer imagem!

Ana Aoun