Ano Novo: 6 resoluções para 2020 sobre moda e estilo pessoal
Eu poderia estar aqui escrevendo um post com dicas do que usar na virada do ano, sobre o que é tendência para vestir no Réveillon, etc e tal.
Mas, ao invés disso, resolvi falar sobre objetivos para 2020 em relação à moda e estilo. À sua moda e estilo, mais precisamente.
O que você pode fazer para encontrar definitivamente o caminho para se vestir melhor, com mais facilidade? E, dentro de todas as tendências de moda que vêm e vão, como respeitar seu estilo e gosto pessoal e deixar sua marca no quesito vestir? Como dar aquele "upgrade" na sua própria imagem para alcançar seus objetivos?
Veja também:
- Quando a autocensura sabota a liberdade da mulher ao se vestir
- Consumo consciente: 5 perguntas antes de comprar uma roupa nova
- Essenciais e atemporais, estas 9 peças de roupa valem o investimento
Veja estas dicas e trace suas metas para o próximo ano:
1 – Observação
O ato de vestir não pode "entrar no piloto automático". Pelo menos não até você ter um armário que é super a sua cara e onde tudo combina com tudo. E isso é um longo processo. Por isso, para começar a trilhar um caminho que resulte nisso, observe-se. Do que você realmente gosta? O que gosta de usar? O que procura na hora de se vestir? Só observando e fazendo uma análise de seus hábitos e escolhas diárias é que encontraremos as respostas.
2 – Otimização
Pelo menos uma vez por ano, é necessário fazer uma triagem no armário. Usou bastante? Quantas vezes? Faz diferença? Serve? Vale a pena ficar? E aí, precisa praticar o desapego. É um trabalho braçal e cansativo? É. Mas, que dá um alívio ver pendurado e dobrado só o que a gente ama e usa, ah isso é! Fora que melhora todo o fluxo na hora de montar um look, já que você encontra fácil as peças e acessórios. O que a gente não vê, a gente não usa! Fato!
3 – Autoimagem
Corra para a frente do espelho, nua, de lingerie ou de roupa de ginástica. Analise sua imagem. Seja generosa nesse olhar. Sempre temos partes do corpo que gostamos mais e outras menos, com todo mundo é assim. Mas, se o seu quadril é mais avantajado e você não curte tanto, já reparou nas suas pernas? E no seu cabelo? Tire o olhar viciado daquilo que desagrada e comece a focar no que agrada. Só assim, vai aprender a valorizar o que tem de melhor.
4 – Materiais e cores
Aposto que essa cena já aconteceu com você: entra na loja, pede para experimentar uma peça, entra no provador e vem literalmente uma "chuva" de opções daquilo, variando cores e materiais distintos. "E agora? Qual eu levo?" Conhecer as cores que mais valorizam sua beleza (por meio de uma análise de coloração pessoal) ajuda bastante a fazer escolhas mais assertivas, além do apoio de uma consultora de estilo para ajudar a decifrar suas preferências em relação a tecidos e outros materiais.
5 – Pasta de referências
Somos bombardeados por informação de moda e estilo todos os dias. Isso tem o lado bom e o ruim. O bom é que sempre temos novas ideias de como usar e combinar as peças. O ruim é que, se não sabemos exatamente qual imagem queremos passar, se vestir para atingir um objetivo pode ficar mais confuso com tanta referência espalhada por aí. Portanto, a dica é: foco e adequação. Siga perfis compatíveis com seu gosto, estilo, conta bancária e tipo físico e crie pastas no celular, Instagram e Pinterest para consultar sempre que precisar de uma ajudinha.
6 – Consumo consciente
Depois que você enfrentar todo esse processo, que é de autoconhecimento, é chegada a hora de criar uma lista de prioridades, de coisas que você precisa realmente comprar no curto, médio e longo prazos — e, com isso, adotar uma postura de compras mais conscientes. Se seguir essa lista à risca, com certeza vai evitar compras por impulso, que sejam "mais do mesmo" ou até desnecessárias.
Preparada para cuidar da imagem e do estilo pessoal em 2020?
Para mais informação de moda prática e do dia a dia, acesse o meu Instagram.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.