Topo

Ana Aoun

Chique sem esforço: como construir um look minimalista e estiloso

Ana Aoun

07/10/2019 04h00

Se as tendências não te seduzem e a moda atemporal tem a sua preferência, esse post é para você!

Vestir o básico e montar um look descomplicado, mas chique e com estilo, não é tarefa fácil. Para fazer jus a essa proposta, alguns detalhes são essenciais:

  • menos é mais;
  • acabamento importa;
  • corte e modelagem também;
  • tecido bom é meio caminho andado;
  • paleta de cores neutras é o segredo.

Leia também:

Veja abaixo dicas para se tornar minimalista na hora de vestir:

Jeans

Jeans é o carro-chefe de quem preza pelo básico. Informal e versátil, o tecido pode aparecer não só naquela calça "curinga", mas em outras peças, como camisa e jaqueta. O toque de personalidade pode entrar no corte, caimento, no truque de estilo ou na escolha dos acompanhamentos.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Aimee Song (@aimeesong) em

Alfaiataria

Peças de alfaiataria, onde predominam bons cortes, modelagens e tecidos, também são parte de um guarda-roupa low profile. No quesito cor, dá até pra arriscar neutros mais coloridos. Para fugir da caretice, ouse mais nos sapatos, bolsa e acessórios – mas mantendo um visual mais clean.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Gabi (@gabifresh) em

Harmonia bicolor

Camisa branca e calça preta: usadas juntas, formam um combo de sucesso. Separadas, têm um poder multiplicador incrível dentro do guarda-roupa. Além disso, combinação mais clássica que preto e branco não há. Ao mesmo tempo que é simples de montar, carrega muita personalidade.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Nordic Style Report (@nordicstylereport) em

Monocromático

Looks de uma cor só ou tom sobre tom, além de alongarem a silhueta, são elegantes sem esforço. Se forem de cores neutras claras (branco, tons de bege, caqui), acrescenta-se aí um toque de estilo "natural"– a mensagem que a turma minimalista gosta de passar!

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Vic Hollo (@vicqueen) em

Peças únicas

Vestidos e macacões de paleta de cores neutras são uma alternativa para quem não quer perder tempo na hora de se vestir. E se engana quem acha que eles limitam o armário. Com truques de estilo e mudança de acessórios, é possível dar uma cara nova para estas peças, sim!

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por M O N I C A B E N I N I (@monicabenini) em

Estampas clássicas

Nem só de peças lisas vivem os adeptos do easy-chic. Usar peças básicas com estampas clássicas e em cores neutras também pode ajudar a compor um look minimalista. Poá, listra e xadrez, por exemplo, são atemporais e entram nessa lista de possibilidades.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por by Anh (@9to5chic) em

Acessórios

Os acessórios dos looks básicos são mais discretos no tamanho, material e cor. Mas, ser discreto não precisa significar sem graça. Imprima sua personalidade ao escolher os acompanhamentos da sua roupa, respeitando a cartela de cores e a proposta do look para construir uma harmonia.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por barbara di creddo (@barbaradicreddo) em

Além de tudo isso, lembre-se: COMO você veste, muitas vezes, mostra mais sobre seu estilo do que O QUÊ você veste. 

E aí, essa proposta simples e chique faz a sua cabeça?

Para mais dicas de moda prática e estilo do dia a dia, acesse o meu Instagram.

Sobre o autor

Ana Aoun é consultora de imagem, personal stylist e jornalista apaixonada pelo universo feminino. Pós-graduada em Linguagem no Jornalismo Online, volta ao UOL, onde já trabalhou em diversas editorias, após uma pausa para se dedicar à maternidade e à família. Acredita que o autoconhecimento é a maior arma para elevar a autoestima e alcançar a tão sonhada paz com o espelho. Procura desmistificar a consultoria de imagem escrevendo sobre o tema e disseminando a ideia de que um guarda-roupa abriga muito mais que peças de roupas e acessórios - ele ajuda a mostrarmos ao mundo quem realmente somos.

Sobre o blog

Dicas sobre como se vestir bem respeitando quem se é, de forma atemporal, de acordo com os diferentes tipos físicos e estilos, para todas as ocasiões (com ou sem dress code definido). Matérias sobre as novidades das vitrines e das ruas, do que já passou da tendência das passarelas para a moda validada do dia a dia. Exemplos de como uma peça de roupa adequada, uma cor que favorece ou um acessório oportuno podem levantar qualquer look - e qualquer imagem!

Ana Aoun