Topo

Ana Aoun

Marrom: o patinho feio das cores vai fazer a diferença no seu armário

Ana Aoun

23/09/2019 04h00

Qual a sua cor favorita ao se vestir? Você certamente vai responder azul, verde, vermelho, branco, preto… E o marrrom?

Segundo uma pesquisa que consta do livro "A Psicologia das Cores", de Eva Heller, o marrom é a cor preferida de apenas 1% das pessoas entrevistadas e ocupa a lanterninha nesse ranking colorido.

Quando a pergunta é o contrário, ou seja, quais as cores menos apreciadas, o marrom é citado por 20% e assume a liderança.

Leia também:

Mas, se no gosto popular o marrom não ocupa um lugar de destaque, na versatilidade a cor se sai muito bem. Tanto para acessórios como para peças de roupa, o marrom é uma alternativa neutra e bem fácil de combinar. 

Além disso, existem 95 tons de marrom catalogados, o que significa que a chance de ao menos agradar é grande.

Veja dicas para inserir o marrom nos seus looks do dia:

Receita de sucesso

Não sabe com o que usar sua peça marrom? Com jeans não tem erro! A combinação pode te acompanhar em vários compromissos, de um trabalho mais informal à balada. Experimente!

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Bel Pimenta (@belpimenta) em

Peça de impacto

Na hora de adquirir uma peça statement, como um casaco ou uma jaqueta mais imponentes, que tal desviar um pouco do preto e olhar com carinho para os tons de marrom?

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Vic Ceridono – Dia de Beauté (@vicceridono) em

Monocromática

Um look inteiro da mesma cor (ou tom sobre tom) comunica elegância e ainda tem poder alongador. E com o marrom não seria diferente!

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por (@alpa.rama) em

Estampa

Se uma peça ou um look todo marrom não te deixa confortável, a cor pode aparecer misturada com outras cores em uma padronagem ou estampa, como em um dos hits do momento, o animal print.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Marcella Tranchesi (@matranchesi) em

Protagonista

O marrom não compromete todo o resto do look. Mas, também pode ser a peça principal da combinação. Para isso, escolha materiais, cortes e modelagens que valorizem a peça.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Nordic Style Report (@nordicstylereport) em

Look de trabalho

O marrom é um neutro e tanto! Por isso, rende muitos looks de trabalho. Por ser uma mistura de várias cores, o marrom combina com qualquer outra cor, do previsível preto ao pink.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por by Anh (@9to5chic) em

Look festa

Tem um evento especial e tem dúvida de que cor usar? Saiba que o marrom pode montar, sim, um look poderoso e cheio de personalidade. Se a ideia é fugir do óbvio, metalizados podem ajudar ainda mais.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Kim Kardashian West (@kimkardashian) em

Moda praia

Maiôs, biquinis e saídas de praia chamam nossa atenção com o início da primavera e a proximidade do verão. E o marrom aparece também aí, com peças que valorizam o bronzeado.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Lalá Noleto (@lalanoleto) em

Que tal dar uma chance para o marrom?

Para mais conteúdo de moda prática e estilo do dia a dia, acesse o meu Instagram.

Sobre o autor

Ana Aoun é consultora de imagem, personal stylist e jornalista apaixonada pelo universo feminino. Pós-graduada em Linguagem no Jornalismo Online, volta ao UOL, onde já trabalhou em diversas editorias, após uma pausa para se dedicar à maternidade e à família. Acredita que o autoconhecimento é a maior arma para elevar a autoestima e alcançar a tão sonhada paz com o espelho. Procura desmistificar a consultoria de imagem escrevendo sobre o tema e disseminando a ideia de que um guarda-roupa abriga muito mais que peças de roupas e acessórios - ele ajuda a mostrarmos ao mundo quem realmente somos.

Sobre o blog

Dicas sobre como se vestir bem respeitando quem se é, de forma atemporal, de acordo com os diferentes tipos físicos e estilos, para todas as ocasiões (com ou sem dress code definido). Matérias sobre as novidades das vitrines e das ruas, do que já passou da tendência das passarelas para a moda validada do dia a dia. Exemplos de como uma peça de roupa adequada, uma cor que favorece ou um acessório oportuno podem levantar qualquer look - e qualquer imagem!

Ana Aoun