Topo

Ana Aoun

Cardigã: ideias para multiplicar o uso do casaquinho de todo dia

Ana Aoun

22/07/2019 05h00

O cardigã, popularmente conhecido como "casaquinho", é aquela peça quebra-galho que cabe no guarda-roupa de todas as estações.

No verão, ele ajuda a proteger do ar-condicionado ou pode até ser usado como saída de praia/piscina; no inverno, protege do frio (sozinho ou como parte das camadas); no outono e primavera é ideal para início e final do dia, quando a temperatura fica mais amena.

Veja também:

Terceira peça das mais úteis, ela pode ser básica e passar despercebida no look ou se tornar protagonista por causa do tecido, cor e textura que apresenta.

Para não usar o seu cardigã sempre do mesmo jeito, separei inspirações que multiplicam o uso do casaquinho e deixam o visual bem estiloso, além de variações da mesma peça. Vem ver!

Sozinho

O mais comum é usar o cardigã com outra peça por baixo. Mas nada impede de usá-lo sozinho, como uma blusa. Dá até pra mexer no caimento, deixando um ombro de fora, ou mudando o decote, abrindo e fechando os botões.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Caroline Daur (@carodaur) em

Conjunto

O twin-set, conjunto de regata e casaquinho, é uma solução atemporal para se ter no guarda-roupa. Além de funcionarem muito bem juntos, também rendem looks se usados separadamente. Cores neutras multiplicam ainda mais as opções de uso.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Raissa Santana (@santana_raissa) em

Amarrado

Se o dia estiver um pouco mais quente e você não precisar vestir o cardigã, uma boa ideia para dar charme ao look é pendurá-lo (nos ombros, na cintura, na transversal). Amarrar a peça no corpo também traz praticidade, já que deixará as mãos livres.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Senior Style Bible (@seniorstylebible) em

Capa

Outra forma de usar o cardigã de forma diferente é como uma capa: vista-o sem colocar os braços nas mangas e abotoe o primeiro botão. Atenção apenas para a peça inferior não ter volume e muitos detalhes, já que a "capa" vai encobrir.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por ⭐️許路兒LureHsu⭐️ (@lurehsu) em

Ponto de cor

Dê mais cor ao inverno: um cardigã colorido tira qualquer look do marasmo — ainda mais se a cor combinar com sua pele. Uma análise de coloração pessoal pode ajudar a ser mais assertiva na hora de escolher uma cor adequada, que valorize a sua beleza pessoal.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Luara Costa (@luaracosta) em

E aí, topa tirar o cardigã do armário e desfilar por aí?

Para mais dicas de estilo prático, bem do dia a dia, acesse o meu Instagram.

Sobre o autor

Ana Aoun é consultora de imagem, personal stylist e jornalista apaixonada pelo universo feminino. Pós-graduada em Linguagem no Jornalismo Online, volta ao UOL, onde já trabalhou em diversas editorias, após uma pausa para se dedicar à maternidade e à família. Acredita que o autoconhecimento é a maior arma para elevar a autoestima e alcançar a tão sonhada paz com o espelho. Procura desmistificar a consultoria de imagem escrevendo sobre o tema e disseminando a ideia de que um guarda-roupa abriga muito mais que peças de roupas e acessórios - ele ajuda a mostrarmos ao mundo quem realmente somos.

Sobre o blog

Dicas sobre como se vestir bem respeitando quem se é, de forma atemporal, de acordo com os diferentes tipos físicos e estilos, para todas as ocasiões (com ou sem dress code definido). Matérias sobre as novidades das vitrines e das ruas, do que já passou da tendência das passarelas para a moda validada do dia a dia. Exemplos de como uma peça de roupa adequada, uma cor que favorece ou um acessório oportuno podem levantar qualquer look - e qualquer imagem!

Ana Aoun