Topo

Ana Aoun

Bota de cano curto: confira dicas para inserir esse sapato nos seus looks

Ana Aoun

15/07/2019 07h00

Ter uma ankle boot (bota de cano curto) no armário pode ser bem vantajoso: o sapato é versátil e confortável (na maioria das vezes).

Além disso, existe uma variedade de modelos que pode agradar a todo mundo: coturno, western, bico fino, salto grosso, tratorada, neutra, colorida… em algum desses estilos, você pode se encaixar.

Veja também:

Antes de partirmos para as inspirações, seguem algumas dicas para quem quer usar esse tipo de calçado:

  • Não é exclusivo do outono-inverno; circula bem entre as diferentes temperaturas;
  • Pode ser usado tanto no dia a dia mais casual, quanto no trabalho ou na festa/balada;
  • Baixinhas podem — e devem — usar bota de cano curto (e o que mais quiserem);
  • Combina com todo tipo de comprimento: míni, mídi ou longo;
  • Pode ser tão confortável quanto os tênis (e, inclusive, substituí-los).

Confira inspirações e coloque sua bota de cano curto para passear!

Monocromático

Dica "batida", mas que vale repetir (e colocar em prática): looks monocromáticos alongam o corpo. Escolher uma calça ou meia-calça da mesma cor da bota vai promover continuidade, e não cortar a silhueta.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por CAMILA COELHO (@camilacoelho) em

Pele aparente

Um truque que funciona para quem se sente achatada com essa bota é deixar um pedaço de pele aparente, próximo ao tornozelo. Se estiver de saia ou vestido longo, aposte nas fendas; se estiver de calça, dobre a barra.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Fluvia Lacerda (@fluvialacerda) em

Estampas clássicas

Se a sua ideia é arriscar um calçado estampado, invista nos clássicos, como animal print, píton, xadrez, camuflado. Ele vai combinar com as peças neutras e também com as estampadas, formando um mix moderno. Botas com estampa de cobra são uma das principais tendências.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Cris Blackholm (@pretacrix) em

Com meia

Seja soquete, 3/4 ou meia-calça: se existe um bom par para a bota de cano curto, este se chama meia. Aproveite para imprimir ainda mais estilo ao look com esse item que pode parecer um simples detalhe, mas não é.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Priscila Paes (@pripoka23) em

Cores

Nem só de preto vive uma sapateira. São muitas as possibilidades de cores, capazes de dar aquele toque especial à sua produção — inclusive a polêmica bota branca, que voltou com tudo.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Luiza Brasil (@mequetrefismos) em

Comprimentos

A ankle boot passeia bem entre os diferentes comprimentos — basta adequar ao seu objetivo de imagem. Para uma festa e balada, aposte no míni e complete com a bota de cano curto para um look jovial.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Fernanda Motta (@fernandamottaoficial) em

Curtiu as dicas?

Para mais conteúdo de moda e estilo do dia a dia, acesse o meu Instagram.

Sobre o autor

Ana Aoun é consultora de imagem, personal stylist e jornalista apaixonada pelo universo feminino. Pós-graduada em Linguagem no Jornalismo Online, volta ao UOL, onde já trabalhou em diversas editorias, após uma pausa para se dedicar à maternidade e à família. Acredita que o autoconhecimento é a maior arma para elevar a autoestima e alcançar a tão sonhada paz com o espelho. Procura desmistificar a consultoria de imagem escrevendo sobre o tema e disseminando a ideia de que um guarda-roupa abriga muito mais que peças de roupas e acessórios - ele ajuda a mostrarmos ao mundo quem realmente somos.

Sobre o blog

Dicas sobre como se vestir bem respeitando quem se é, de forma atemporal, de acordo com os diferentes tipos físicos e estilos, para todas as ocasiões (com ou sem dress code definido). Matérias sobre as novidades das vitrines e das ruas, do que já passou da tendência das passarelas para a moda validada do dia a dia. Exemplos de como uma peça de roupa adequada, uma cor que favorece ou um acessório oportuno podem levantar qualquer look - e qualquer imagem!

Ana Aoun