Quer aprimorar o seu estilo? Aproveite estas 5 dicas na quarentena
Passado o período de adaptação, a quarentena tem sido uma época de reavaliação e aprimoramento para muita gente. Inclusive na questão do guarda-roupa e do vestir –e, consequentemente, do estilo pessoal.
"Ah, mas eu não sei o meu estilo, nem sei se tenho um." Sendo o estilo pessoal um conjunto das preferências, do estilo de vida e da personalidade de cada um de nós, a resposta é: sim, você tem um estilo para chamar de seu!
Leia também
- Quer impressionar na reunião virtual? Veja dicas para mostrar seu estilo
- Cansou do moletom? Descubra calças confortáveis para usar em casa
- Relação entre armário e consumo muda na pandemia e propõe reflexão
"Estilo é a maneira de dizer quem você é sem precisar falar", segundo Rachel Zoe, estilista americana. É traduzir quem somos na forma de aparência. E juntamos os traços do nosso estilo na maneira como fomos criadas, com referências do passado, no tipo de vida que levamos hoje e também naquilo que nos inspira.
Só que, muitas vezes, demoramos para identificar esses códigos –por falta de tempo e dedicação a nós mesmos, é verdade.
Investir um tempo maior ao autoconhecimento, atentar para os detalhes que compõem o nosso dia a dia e tentar adequá-los às roupas e acessórios que usamos é um caminho eficaz para fazer escolhas mais assertivas e comunicar objetivos por meio da aparência.
Confira 5 dicas para ajudar na busca do estilo próprio:
1- Vista-se (bem) para a vida que tem
Por exemplo: se você trabalha em um ambiente formal, pelo menos cinco vezes na semana, o dia todo, faz apenas o roteiro casa-trabalho (claro, sem contar esse período da pandemia), tem pouca vida social e prefere descansar aos finais de semana: adianta ter um armário forrado de roupas para sair, numa vibe balada? Não. Você precisa ter roupas e acessórios funcionais, para usar nos compromissos que tem –e não nos que sonha ter. Claro, sempre vale ter peças para compromissos especiais, mas elas precisam ocupar um lugar proporcional ao seu uso no armário. Você deve aprimorar o visual para mostrar sua melhor versão dentro do seu universo particular primeiro, para depois expandir seus horizontes. Melhor do que ficar comprando coisas para usar no futuro é adquirir peças e acessórios para melhorar o seu presente, aqui e agora.
2- Saiba exatamente como quer ser vista
As roupas e os acessórios, com suas linhas, seus materiais e suas cores, passam mensagens e ajudam a comunicar quem somos. Dominar essa comunicação faz o vestir se tornar divertido, ao mesmo tempo que com propósito. Quer passar uma imagem mais clássica e reservada? Aposte em cores sóbrias, linhas retas, peças atemporais. Quer uma aparência mais jovial? Jeans é uma boa pedida, mesmo se combinado com peças mais formais. Quer colocar uma dose de conforto na combinação? Um par de tênis pode trazer essa mensagem. Em outras palavras, pessoas estilosas se conhecem muito bem e têm um objetivo bem delimitado. E como se chega nesse resultado? Autoinvestigação e jogo de tentativa e erro. Não tem outra fórmula.
3- Seja menos influenciada pelas tendências de moda
A cada temporada, novas tendências de moda despontam e passam a pipocar nas vitrines e nos looks do dia mundo afora. Entretanto, se você tem delimitado o seu propósito ao se vestir, não vai cair na tentação de usar uma peça neon ou uma bota branca "só porque está todo mundo usando". Você se conhece bem e sabe o que combina com o seu estilo –e também os seus limites na hora de sair fora da caixa. Uma ou outra tendência pode até ter vez no seu armário, mas não sem ser muito pensada antes. No geral, ter um armário atemporal, com peças que atravessem as estações e vistam bem e com propósito em qualquer tempo, com apenas algumas adaptações, é uma fórmula a ser buscada por quem almeja marcar seu estilo próprio.
4- Faça compras conscientes e tenha um armário inteligente
Ter um armário que fale muito sobre você é o ápice na busca pelo estilo pessoal. Porque ali tudo vai combinar com tudo –e todo look que você montar vai transmitir o que você realmente deseja. Isso não acontece num passe de mágica, nem do dia para a noite. É um processo que envolve, após a fase de autoinvestigação, muito garimpo e compras conscientes. Conhecer o próprio armário, saber o que ele abriga e por qual motivo abriga, vai ajudar você a comprar peças e acessórios que "casam" ali, que vão combinar com a maioria das coisas que você já tem e que vão multiplicar os seus looks, versatilizando ainda mais as combinações. Aqui, as compras por impulso não têm vez –e o acúmulo também não.
5- Componha looks "assinatura"
Para construir um look que seja sua marca registrada, tenha em mente o que você quer valorizar na sua aparência, usando a roupa e os acessórios a seu favor. Por exemplo: você gosta das suas mãos, então que tal cuidar bem das unhas e fazer delas um ponto de impacto no seu visual, que fale bastante sobre você? Pode usar esmaltes ou acessórios como anéis e pulseiras também para marcar essa parte do corpo, respeitando e criando um estilo pessoal ali. Outro exemplo, no qual o ponto forte é uma peça que você descobriu que a valoriza e fala muito sobre você: uma camisa. Você pode variar as modelagens e as cores, trazendo atitude para o visual mais formal, e fazer da camisa seu uniforme. Pode até virar uma referência e inspiração entre os colegas de trabalho quando esse for o assunto. Isso só vai reforçar a sua marca pessoal, pode ter certeza.
Gostou das dicas? Que tal colocá-las em prática para definir melhor o seu estilo?
Para mais dicas de moda e estilo do dia a dia, acesse também o meu Instagram.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.