menu
Topo
Ana Aoun

Ana Aoun

Roupa de trabalho: o que vestir no verão e não sentir calor? Veja dicas

Ana Aoun

2007-01-20T19:05:00

07/01/2019 05h00

O verão está aí e não quer saber se você está aproveitando o calor na praia ou na piscina… ou se está no trabalho.

Para quem fica em ambientes fechados, sob o ar-condicionado, pouca coisa muda. O calor escaldante é sentido apenas nos horários de entrada e saída, bem como no intervalo para refeição.

Veja também

Mas, para quem não foi "agraciado" com o ventinho gelado, ou não tem rotina em um lugar fixo, algumas dicas podem melhorar bastante a relação roupa de trabalho x temperatura.

Confira!

Mangas

Se o dresscode da empresa permitir, escolha blusas sem mangas para compor o visual — nem que seja pra ficar por baixo do blazer ou cardigã. Opte por alças mais grossas e modelagens mais soltinhas — e sem decotes profundos.

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Ana Letícia Mattos (@anitabemcriada) em

Comprimento

Opte por calças com a barra mais curta, deixando o tornozelo à mostra, ou até por pantacourt ou bermuda (se forem aceitas) para aliviar um pouco o calor. Saias e vestidos mídi ou até o joelho também entram nessa proposta.

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Francesca Monfrinatti (@francesca) em

Tecidos

Materiais têxteis compostos de fibras naturais, como algodão, seda e linho são opções melhores nessa época do ano por serem respiráveis — e transpiráveis. Troque a peça que tem poliéster na composição e sinta a diferença.

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Denise Tavares (@detavares) em

Sapatos

Dá pra trocar o sapato fechado, como o escarpim, por um peep toe (aberto na frente) ou slingback (aberto atrás). Além, é claro, das sandálias — alguns modelos mais fechados podem ser usados em ambientes mais conservadores.

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Olivia Palermo (@oliviapalermo) em

Cor clara

Opte por vestir peças de cores mais claras, principalmente na parte superior do look. Na prática, elas realmente absorvem menos calor. E no visual também passam a sensação de mais leveza.

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por by Anh (@9to5chic) em

Fluidez

Em peças com caimento mais fluido, o ar circula mais e melhor do que nas mais estruturadas. Além disso, o atrito do tecido com a pele faz a transpiração aumentar, deixando o look desconfortável.

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por natsemensin (@natsemensin) em

Cabelo preso

Aproveite para fazer penteados e deixar a nuca "respirar". Coques, rabos de cavalo, meio rabo… use a criatividade — e também aqueles acessórios para o cabelo que estão parados na gaveta.

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Tanesha Awasthi (@girlwithcurves) em

Vamos colocar essas dicas em prática e sofrer um pouco menos nesse calorão?

Para mais dicas de moda e estilo do dia a dia, acesse o meu Instagram.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Ana Aoun é consultora de imagem, personal stylist e jornalista apaixonada pelo universo feminino. Pós-graduada em Linguagem no Jornalismo Online, volta ao UOL, onde já trabalhou em diversas editorias, após uma pausa para se dedicar à maternidade e à família. Acredita que o autoconhecimento é a maior arma para elevar a autoestima e alcançar a tão sonhada paz com o espelho. Procura desmistificar a consultoria de imagem escrevendo sobre o tema e disseminando a ideia de que um guarda-roupa abriga muito mais que peças de roupas e acessórios - ele ajuda a mostrarmos ao mundo quem realmente somos.

Sobre o blog

Dicas sobre como se vestir bem respeitando quem se é, de forma atemporal, de acordo com os diferentes tipos físicos e estilos, para todas as ocasiões (com ou sem dress code definido). Matérias sobre as novidades das vitrines e das ruas, do que já passou da tendência das passarelas para a moda validada do dia a dia. Exemplos de como uma peça de roupa adequada, uma cor que favorece ou um acessório oportuno podem levantar qualquer look - e qualquer imagem!