PUBLICIDADE

Topo

Quer disfarçar a barriguinha? Esses 8 truques de estilo são infalíveis

Ana Aoun

30/10/2017 07h00

Barriguinha saliente e dobrinhas na região do abdômen são motivo de reclamações de muitas mulheres. Sim, as questões com o corpo lideram as queixas na consultoria de imagem e atrapalham — e muito — a relação com o espelho.

Esse embate faz muita gente simplesmente abolir certas peças do vestuário e se apegar a determinado tipo de roupa e de look, caindo na mesmice na hora de se vestir.

A dica mais importante é sempre tentar se aceitar e conviver bem com o próprio corpo. Padrões de beleza estão fora de moda e o bonito é ser você!

Mas, se este processo ainda está complicado para você, confira 8 truques que ajudam a disfarçar o volume indesejado nessa região:

1. Escolha tecidos planos

Quanto menos marcar a parte de cima, melhor. Os tecidos planos são aqueles que não "deformam" quando são esticados; eles permanecem retos e têm caimento mais liso e uniforme. Por isso, ajudam a alinhar a silhueta e a "desarredondar" as formas. Diferente das malhas, que são muito flexíveis e maleáveis, além de acompanharem as formas do corpo.

2. Valorize outras regiões

Chame a atenção para outras partes do seu corpo ao se vestir. Valorizar o colo (com um decote ou um acessório), os punhos (com relógios, pulseiras e braceletes), as mãos (com anéis e até o esmalte!), os cabelos (com um belo penteado ou um volume fora do habitual), enfim, use suas melhores armas!

Chamar a atenção para outras partes do corpo é um truque usado na consultoria de imagem (Foto: Pexels)

3. Opte por cores escuras

Essa dica é clássica — e certeira. Simplesmente porque cores claras aumentam o volume e destacam determinada região, e as escuras fazem o efeito contrário.

4. Cintura no lugar certo

Escolha peças que tenham a cintura no lugar… da cintura! Cintura baixa deforma a silhueta e cintura alta pode até esconder a saliência, mas tem um custo: bye bye conforto!

5. Blusa pra dentro

Usar a peça superior por dentro da calça, saia, short e bermuda costuma funcionar: aquele volume natural criado entre o fim de uma peça e o começo da outra ajuda a equilibrar a composição. E essa dica funciona ainda melhor se a peça escolhida for de tecido plano.

A cintura no lugar certo e a blusa pra dentro da peça inferior ajudam a atingir o seu objetivo (Foto: Pexels)

6. Nem apertado, nem largo

Peças coladas demais ao corpo vão valorizar aquilo que você está querendo esconder. E peças muito largas, acredite, aumentam ainda mais o volume que já existe. O caimento perfeito é aquele que acompanha a silhueta, mas sem encostar na pele.

7. Mude o ponto focal

Escolher um sapato bafônico, uma bolsa de arrasar quarteirão, um maxicolar daqueles ou um lenço pra lá de colorido despertam atenção para outros lugares — e a barriguinha vai passar despercebida.

8. Abuse da terceira peça

Uma jaqueta ou um colete podem ajudar a equilibrar a silhueta — se bem empregados no look. O ideal é que não terminem "sobre" o volume indesejado — ou acima ou abaixo.

Uso da terceira peça, além de imprimir personalidade ao look, ajuda a disfarçar o que incomoda (Crédito: Pexels)

 

Gostou das dicas?

Acesse o meu Instagram e também o Facebook para dicas diárias de estilo!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o autor

Ana Aoun é consultora de imagem, personal stylist e jornalista apaixonada pelo universo feminino. Pós-graduada em Linguagem no Jornalismo Online, volta ao UOL, onde já trabalhou em diversas editorias, após uma pausa para se dedicar à maternidade e à família. Acredita que o autoconhecimento é a maior arma para elevar a autoestima e alcançar a tão sonhada paz com o espelho. Procura desmistificar a consultoria de imagem escrevendo sobre o tema e disseminando a ideia de que um guarda-roupa abriga muito mais que peças de roupas e acessórios - ele ajuda a mostrarmos ao mundo quem realmente somos.

Sobre o blog

Dicas sobre como se vestir bem respeitando quem se é, de forma atemporal, de acordo com os diferentes tipos físicos e estilos, para todas as ocasiões (com ou sem dress code definido). Matérias sobre as novidades das vitrines e das ruas, do que já passou da tendência das passarelas para a moda validada do dia a dia. Exemplos de como uma peça de roupa adequada, uma cor que favorece ou um acessório oportuno podem levantar qualquer look - e qualquer imagem!

Blog da Ana Aoun