Topo

Ana Aoun

Bustiês aparecem repaginados e viram opção para looks de verão

Ana Aoun

05/02/2018 05h00

Um cheiro de anos 50 no ar? Sim, o bustiê virou peça onipresente nos looks deste verão. Polêmico, afinal deixa a barriga à mostra, ele está no topo das escolhas das mais fashionistas, junto com o top cropped.

Mas qual a diferença do bustiê para o top cropped?

Os bustiês se assemelham ao sutiã, são em sua maioria estruturados e marcam bastante o corpo, contornando-o na linha do busto. Já os croppeds parecem uma "blusa curta", menor que a habitual, mas não necessariamente justas.

Bruna Marquezine veste bustiê no primeiro look e top cropped no segundo

 

Para manter o look elegante, o ideal é usar as peças com partes de baixo de cintura alta, como calças, shorts e saias. Assim, só uma faixa da barriga fica aparente — e acima do umbigo!

Para quem tem seios grandes, alças grossas são essenciais para a sustentação. E uma terceira peça por cima, como blazer, jaqueta ou colete, além de variar o look, disfarça dobrinhas.

Veja exemplos de modelos que estão compondo looks por aí — e não só em destinos de praia e piscina, mas também com a cara mais urbana.

Ciganinha

Thássia Naves completou a calça de tricô com um bustiê rosa, no estilo "ciganinha repaginada". Modelos desse tipo, que trazem detalhes nos braços, devem ser evitados por quem tem braços mais gordinhos – ou muito fortes:

Um ombro só

Um bustiê de um ombro só e babados foi a escolha de Silvia Braz, junto com pantalona de cintura alta — que deixa a produção chique, à prova de erro. Peças com um ombro só não são a melhor escolha para quem tem ombros largos:

Pretinho básico?

Luisa Accorsi escolheu um bustiê preto nada básico para usar com calça e sapato coloridos. O tecido da calça traz sofisticação para o look. Se quiser um visual mais despojado, aposte no tradicional jeans:

Decotado

Camila Coutinho escolheu um bustiê com decote generoso e detalhes nas alças para compor seu look monocromático — o aspecto de conjunto deixa o resultado mais elegante:

Tomara que caia

Um bustiê tomara que caia com babados foi o modelo escolhido pela blogueira Camila Coelho, com ar navy. Boa escolha para quem tem seios pequenos, pois os babados equilibram o volume na região:

Sobre o autor

Ana Aoun é consultora de imagem, personal stylist e jornalista apaixonada pelo universo feminino. Pós-graduada em Linguagem no Jornalismo Online, volta ao UOL, onde já trabalhou em diversas editorias, após uma pausa para se dedicar à maternidade e à família. Acredita que o autoconhecimento é a maior arma para elevar a autoestima e alcançar a tão sonhada paz com o espelho. Procura desmistificar a consultoria de imagem escrevendo sobre o tema e disseminando a ideia de que um guarda-roupa abriga muito mais que peças de roupas e acessórios - ele ajuda a mostrarmos ao mundo quem realmente somos.

Sobre o blog

Dicas sobre como se vestir bem respeitando quem se é, de forma atemporal, de acordo com os diferentes tipos físicos e estilos, para todas as ocasiões (com ou sem dress code definido). Matérias sobre as novidades das vitrines e das ruas, do que já passou da tendência das passarelas para a moda validada do dia a dia. Exemplos de como uma peça de roupa adequada, uma cor que favorece ou um acessório oportuno podem levantar qualquer look - e qualquer imagem!

Ana Aoun