Topo

Ana Aoun

Pochete: 4 razões que vão te fazer deixar o preconceito de lado e usar já

Ana Aoun

20/11/2017 07h00

Por anos (e bota anos nisso!), a pochete foi demonizada. Jogada para escanteio, renegada, chamada de jeca e cafona, sem qualquer chance de defesa.

Cansada de tanto "apanhar", ela reagiu — e voltou! De carona no revival dos anos 80/90, ela está repaginada, confeccionada nos mais diversos materiais, cores e até estampas, dando opções para todos os gostos e estilos.

Onipresente nas passarelas das marcas mais famosas do mundo, nos looks de street style mais copiados, e nos feeds das famosas e influencers mais importantes do mundo — e agora ao nosso alcance, encontramos a chance de nos redimir em relação a este acessório, que, sim, tem várias vantagens a seu favor.

Confira agora 4 motivos que fazem a pochete valer a pena. Mesmo!

1. É prática

Pequena e leve, a proposta da pochete é levar o estritamente necessário: documento, dinheiro ou cartão, celular, um batonzinho e, no máximo, algo para prender o cabelo. E só. Pendurada na cintura como um cinto ou uma faixa, pode complementar um look ou passar despercebida. Fica a seu critério fazer a escolha certa para a sua proposta!

Mariana Saad optou por uma pochete preta, discreta sobre outra peça escura

2. É funcional

A pochete volta numa época em que existe uma preocupação com a funcionalidade da peça e do acessório — e não mais só a beleza, o design ou a marca. O fato de ela deixar as mãos, os braços e os ombros livres é de se comemorar. Apesar das bolsas serem objeto de desejo, é libertador pensar em sair "de mãos abanando" por aí.

Tanesha Awasthi escolheu minipochete com corrente dourada para look casual

3. É versátil

Dá para usar com jeans, com alfaiataria, com abrigo esportivo, com vestido leve, com peças mais pesadas, ou com um look mais social e festivo mesmo. As possibilidades aumentaram — e muito! Tudo por conta da variedade de modelos e materiais que surgiram, deixando pra trás aquele "simples pedaço de pano pendurado".

Ícone de estilo, Gloria Kalil se rendeu a uma pochete caramelo em um look básico

4. É (mais) barata

Se comparada com uma bolsa ou uma mochila, por exemplo, a pochete tem um valor mais em conta, por ser menor e levar menos material para ser confeccionada. Isso também é um atrativo, concordam? Quem não quer ter um acessório da moda sem gastar tanto? Em tempos de crise, pode ser uma solução para quem busca um acessório novo.

A blogueira Van Duarte escolheu uma pochete branca para chamar de sua

E aí, convencida a aderir à pochete?

Para mais dicas de estilo, consulte meu Instagram e Facebook!

Sobre o autor

Ana Aoun é consultora de imagem, personal stylist e jornalista apaixonada pelo universo feminino. Pós-graduada em Linguagem no Jornalismo Online, volta ao UOL, onde já trabalhou em diversas editorias, após uma pausa para se dedicar à maternidade e à família. Acredita que o autoconhecimento é a maior arma para elevar a autoestima e alcançar a tão sonhada paz com o espelho. Procura desmistificar a consultoria de imagem escrevendo sobre o tema e disseminando a ideia de que um guarda-roupa abriga muito mais que peças de roupas e acessórios - ele ajuda a mostrarmos ao mundo quem realmente somos.

Sobre o blog

Dicas sobre como se vestir bem respeitando quem se é, de forma atemporal, de acordo com os diferentes tipos físicos e estilos, para todas as ocasiões (com ou sem dress code definido). Matérias sobre as novidades das vitrines e das ruas, do que já passou da tendência das passarelas para a moda validada do dia a dia. Exemplos de como uma peça de roupa adequada, uma cor que favorece ou um acessório oportuno podem levantar qualquer look - e qualquer imagem!

Ana Aoun