Roupa social: 6 dicas para tirar a caretice dos looks de trabalho
Ana Aoun
03/09/2018 05h00
Mulheres que trabalham em ambientes corporativos mais formais têm o desafio de fugir da caretice nos looks do escritório.
O ambiente, os clientes, a postura e tudo mais pedem uma linguagem mais sisuda também na vestimenta. Mas com estas seis dicas que separei para vocês dá para modernizar um look formal rapidinho — e na medida do aceitável. Confira:
Veja também
- O que vestir na casual friday? Veja dicas para acertar na roupa de trabalho
- Roupa social feminina: look de trabalho não é sinônimo de visual sem graça
- Como usar roupa social fora do trabalho? Siga esses truques de estilo
Pele aparente
A manga do blazer dobrada, puxada ou desabotoada, um decote sutil e a barra da calça deixando os tornozelos à mostra passam aquele ar de modernidade que você pode estar procurando. É só manter a postura que você consegue segurar o look.
Pontos de cor
Composições de cores neutras passam segurança e espantam o medo de errar em determinados ambientes de trabalho. Mas passam também a sensação de "uniforme", além de perderem a graça com o tempo. Inserir pontos de cor vai trazer mais colorido ao seu visual – assim, abusando da redundância mesmo!
Ousadia nos acessórios
Agora sem falar em cores, mas em formatos e materiais: desde a armação 'gatinho' de um óculos, passando por um brinco resinado, um colar em pedrarias, um lenço texturizado, um bracelete metalizado, um cinto-faixa, um sapato de salto trabalhado e uma bolsa bordada: imponha a sua personalidade nos acessórios para criar uma identidade no vestir – mesmo que seja no terninho ou na saia-lápis de todo dia!
Mix dos neutros
Já pensou em desconstruir os conjuntos de alfaiataria e misturar as peças? Por exemplo, a saia lápis preta com o blazer cinza, ou a calça bege com a camisa marrom? Não precisa usar só monocromático ou usar sempre do mesmo jeito! Aproveite a facilidade em combinar peças de cores neutras e crie looks personalizados. E se a brincadeira fluir bem, que tal arriscar umas harmonias de cor no visual?
Estampas clássicas
Escolher uma estampa clássica (listras, poás, xadrez), em uma mistura de cores escuras e neutras, em ao menos uma peça do conjunto já vai fazer a sua imagem "respirar" jovialidade. É o primeiro passo para, um dia, chegar a misturar estampas com classe e elegância — mesmo em um ambiente que enaltece os lisos e monocromáticos. Um passo de cada vez!
Uma forma diferente de usar o seu terninho é mudar o lugar do cinto: em vez do previsível passante da calça, que tal fechar o blazer e marcar a cintura com o acessório? Além de equilibrar as curvas do corpo e deixar tudo mais proporcional, o cinto transforma totalmente o look.
Gostou das dicas?
Para mais conteúdo de moda a estilo acesse o meu Instagram!
Sobre o autor
Ana Aoun é consultora de imagem, personal stylist e jornalista apaixonada pelo universo feminino. Pós-graduada em Linguagem no Jornalismo Online, volta ao UOL, onde já trabalhou em diversas editorias, após uma pausa para se dedicar à maternidade e à família. Acredita que o autoconhecimento é a maior arma para elevar a autoestima e alcançar a tão sonhada paz com o espelho. Procura desmistificar a consultoria de imagem escrevendo sobre o tema e disseminando a ideia de que um guarda-roupa abriga muito mais que peças de roupas e acessórios - ele ajuda a mostrarmos ao mundo quem realmente somos.
Sobre o blog
Dicas sobre como se vestir bem respeitando quem se é, de forma atemporal, de acordo com os diferentes tipos físicos e estilos, para todas as ocasiões (com ou sem dress code definido). Matérias sobre as novidades das vitrines e das ruas, do que já passou da tendência das passarelas para a moda validada do dia a dia. Exemplos de como uma peça de roupa adequada, uma cor que favorece ou um acessório oportuno podem levantar qualquer look - e qualquer imagem!