Boné é acessório funcional, democrático e traz estilo ao look
Ana Aoun
03/02/2020 04h00
Que ele é um ótimo parceiro dos exercícios ao ar livre e da piscina/praia, todo mundo já sabe. E que é ideal para proteger os olhos e a pele da luz solar, também.
Mas, ele pode ir além e ser um ponto-chave para mudar a cara do seu look, dando o toque despojado que muitas vezes buscamos nas produções do dia a dia.
De quem estamos falando? Do boné, é claro!
LEIA TAMBÉM:
- Chapéu de palha: 5 dicas para incluir esse item nos looks urbanos
- Rasteirinha: tire a sua do armário para ir da praia à festa
- Laranja é a cor mais quente: veja dicas para usá-la no verão
A palavra boné vem do francês (bonnet), que descende do Latim medieval (obunnis), que significa "espécie de capa".
Diz a história que foi no Egito que surgiram os primeiros esboços do que viria a ser um boné, mas foi só em meados da década de 1960, nos Estados Unidos, que o acessório se popularizou e passou a integrar o uniforme de jogadores de beisebol.
Para inserir esse acessório no seu look, preste atenção nestas dicas:
- Prefira usar boné quando tiver um compromisso ao ar livre. Um passeio, um almoço em área externa, uma caminhada em um centro comercial, enfim, quando tiver contato com a vida "lá fora";
- Quando estiver em ambiente fechado, o ideal é tirá-lo, principalmente em ambientes de trabalho e religiosos;
- O acessório tem o poder de deixar seu visual mais jovem num piscar de olhos; isso pode ser bom, para quebrar a sisudez de um look, mas pode ser ruim também se utilizado inadequadamente;
- O grau de informalidade do acessório também vai depender do material de que é confeccionado o boné;
- Para se proteger do sol e do calor, opte por materiais mais leves e respiráveis, além de cores claras; já para o frio, escolha materiais mais encorpados e cores escuras, que seguram mais o calor.
Agora, veja algumas inspirações para usar o seu boné e arrasar no estilo por aí:
Colorido
Um boné colorido pode ser o ponto de cor que faltava no seu look ou parte do "arco-íris" que você resolveu vestir — sem falar no astral divertido que traz à composição. Invista!
Jeans
Já pensou em montar um visual all jeans e incluir um boné do mesmo material? Dependendo dos acompanhamentos que escolher, você pode ir da balada ao trabalho vestida assim. Que tal?
Pretinho básico
Um boné preto pode ser o detalhe que faltava em seus looks urbanos. Para sair à noite, fica ótimo na companhia de de couro ou jeans, formando looks para uma balada ou um show com os amigos.
Neutro
Cores como azul marinho, bege, cáqui, marrom, verde escuro, berinjela, entre outras são boas opções para um boné que combine com boa parte das roupas que se tem no armário. Pense nisso ao adquirir o seu!
Esporte-chique
Mesmo usando alfaiataria ou um conjunto mais elaborado, você consegue trazer um espírito despojado ao look se combinar com acessórios como tênis e boné. E não esqueça os óculos escuros também!
Tendência
Não tenha medo de usar uma tendência (como o tie-dye) e ainda acrescentar um boné como acessório. Para não pesar o visual, escolha uma cor neutra ou uma colorida similar ao look.
Versátil
Faz a cabeça de homens, mulheres, jovens, mais velhos, com looks que vão desde os esportivos, passando pela moda-praia, e chegando nos casuais, seja qual for a estação do ano. Vale a pena ter um no armário!
Que tal colocar o seu boné pra jogo?
Para mais informação de moda e estilo do dia a dia, acesse também o meu Instagram.
Sobre o autor
Ana Aoun é consultora de imagem, personal stylist e jornalista apaixonada pelo universo feminino. Pós-graduada em Linguagem no Jornalismo Online, volta ao UOL, onde já trabalhou em diversas editorias, após uma pausa para se dedicar à maternidade e à família. Acredita que o autoconhecimento é a maior arma para elevar a autoestima e alcançar a tão sonhada paz com o espelho. Procura desmistificar a consultoria de imagem escrevendo sobre o tema e disseminando a ideia de que um guarda-roupa abriga muito mais que peças de roupas e acessórios - ele ajuda a mostrarmos ao mundo quem realmente somos.
Sobre o blog
Dicas sobre como se vestir bem respeitando quem se é, de forma atemporal, de acordo com os diferentes tipos físicos e estilos, para todas as ocasiões (com ou sem dress code definido). Matérias sobre as novidades das vitrines e das ruas, do que já passou da tendência das passarelas para a moda validada do dia a dia. Exemplos de como uma peça de roupa adequada, uma cor que favorece ou um acessório oportuno podem levantar qualquer look - e qualquer imagem!