Topo

Cintura: veja 12 dicas para marcar a silhueta e moldar o look

Ana Aoun

26/08/2019 05h00

Não é só usando cinto (e suas variações, como lenço, faixa) que você consegue marcar a cintura em um look.

Para quem busca evidenciar as curvas ao se vestir, existem outras formas de se fazer isso: desde a escolha do tecido, passando pelo corte e modelagem, e chegando finalmente aos truques de estilo.

Leia também:

Confira os exemplos abaixo e tente fazer também!

Peças acinturadas

Parece óbvio — e é! Observar o corte da peça na hora da compra já é meio caminho andado para quem busca passar uma imagem bem feminina na hora de se vestir, com a silhueta mais marcada e acinturada.

Cinto

O uso do cinto, além de acinturar uma peça (como já diz o próprio nome), pode ser funcional também, cobrindo algum defeito no cós, ou mesmo só para trazer mais informação de moda e personalidade ao visual.

Tudo pra dentro

Colocar a parte de cima toda "para dentro" da parte de baixo, seja ela uma calça, uma saia ou um short, vai marcar a sua cintura, além de deixar o conjunto mais "certinho" e com uma proposta mais elegante.

Só a frente 

Truque de estilo manjado, mas que funciona para evidenciar a cintura e atenuar o volume do quadril. Lembre-se: vestir-se vai além de colocar a roupa no corpo! Dê a sua cara mudando a proposta inicial das peças.

Blusa amarrada

Mais um truque de estilo multifacetado: marca a cintura na silhueta, deixa o look mais descolado e fica funcional para não precisar segurar a blusa na mão. Vale com jaqueta jeans, moletom, cargidan, tricô…

Contraste de cores

Só de escolher peças de cores contrastantes entre si já é possível marcar a cintura em um look. A faixa horizontal que se cria na passagem entre uma cor e outra, dividindo a silhueta, dá esse efeito.

Drapeado

O drapeado consiste em um conjunto de pregas que criam um franzido e moldam o corpo no tecido. E, junto com outras tendências dos anos 90, voltou com força. Mas, pode ser volumoso também, por isso exige cuidado.

Transpassado

Saias, blusas e vestidos transpassados são boas — e rápidas — opções para quem deseja marcar a cintura sem inserir mais itens no visual ou fazer uso de algum truque de estilo. Para quem quer praticidade, é "a" solução.

Nozinho

Outro truque de estilo que tem como efeito acinturar a silhueta é o famoso nozinho, que pode ser usado tanto em camisetas mais compridas como em camisas, deixando os últimos botões abertos e amarrando as pontas.

Botões fechados

Em vez de usar o cardigã inteiro aberto ou inteiro fechado, uma alternativa que também funciona para marcar a cintura é fechar apenas um ou dois botões do meio. E, de quebra, ganha um novo jeito de usar a peça.

Cós alto e largo

Peças inferiores, como saias, calças e shorts, de cintura alta, com o cós mais largo, ajudam a colocar "tudo no lugar", podem até ajudar a corrigir a postura e a desenhar uma silhueta mais acinturada. Faça o teste!

Curtiu as dicas? Que tal colocar em prática?

Para mais conteúdo de moda e estilo do dia a dia, acesse o meu Instagram.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cintura: veja 12 dicas para marcar a silhueta e moldar o look - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Ana Aoun é consultora de imagem, personal stylist e jornalista apaixonada pelo universo feminino. Pós-graduada em Linguagem no Jornalismo Online, volta ao UOL, onde já trabalhou em diversas editorias, após uma pausa para se dedicar à maternidade e à família. Acredita que o autoconhecimento é a maior arma para elevar a autoestima e alcançar a tão sonhada paz com o espelho. Procura desmistificar a consultoria de imagem escrevendo sobre o tema e disseminando a ideia de que um guarda-roupa abriga muito mais que peças de roupas e acessórios - ele ajuda a mostrarmos ao mundo quem realmente somos.

Sobre o blog

Dicas sobre como se vestir bem respeitando quem se é, de forma atemporal, de acordo com os diferentes tipos físicos e estilos, para todas as ocasiões (com ou sem dress code definido). Matérias sobre as novidades das vitrines e das ruas, do que já passou da tendência das passarelas para a moda validada do dia a dia. Exemplos de como uma peça de roupa adequada, uma cor que favorece ou um acessório oportuno podem levantar qualquer look - e qualquer imagem!

Mais Posts