Cardigã: ideias para multiplicar o uso do casaquinho de todo dia
Ana Aoun
22/07/2019 05h00
O cardigã, popularmente conhecido como "casaquinho", é aquela peça quebra-galho que cabe no guarda-roupa de todas as estações.
No verão, ele ajuda a proteger do ar-condicionado ou pode até ser usado como saída de praia/piscina; no inverno, protege do frio (sozinho ou como parte das camadas); no outono e primavera é ideal para início e final do dia, quando a temperatura fica mais amena.
Veja também:
- Calça jogging sai do universo esportivo para conquistar outros ambientes
- Macacão: esses truques vão fazer a peça única render muito mais looks
- Cropped: veja dicas para usar a tendência que encurtou as blusas
Terceira peça das mais úteis, ela pode ser básica e passar despercebida no look ou se tornar protagonista por causa do tecido, cor e textura que apresenta.
Para não usar o seu cardigã sempre do mesmo jeito, separei inspirações que multiplicam o uso do casaquinho e deixam o visual bem estiloso, além de variações da mesma peça. Vem ver!
Sozinho
O mais comum é usar o cardigã com outra peça por baixo. Mas nada impede de usá-lo sozinho, como uma blusa. Dá até pra mexer no caimento, deixando um ombro de fora, ou mudando o decote, abrindo e fechando os botões.
Conjunto
O twin-set, conjunto de regata e casaquinho, é uma solução atemporal para se ter no guarda-roupa. Além de funcionarem muito bem juntos, também rendem looks se usados separadamente. Cores neutras multiplicam ainda mais as opções de uso.
Amarrado
Se o dia estiver um pouco mais quente e você não precisar vestir o cardigã, uma boa ideia para dar charme ao look é pendurá-lo (nos ombros, na cintura, na transversal). Amarrar a peça no corpo também traz praticidade, já que deixará as mãos livres.
Capa
Outra forma de usar o cardigã de forma diferente é como uma capa: vista-o sem colocar os braços nas mangas e abotoe o primeiro botão. Atenção apenas para a peça inferior não ter volume e muitos detalhes, já que a "capa" vai encobrir.
Ponto de cor
Dê mais cor ao inverno: um cardigã colorido tira qualquer look do marasmo — ainda mais se a cor combinar com sua pele. Uma análise de coloração pessoal pode ajudar a ser mais assertiva na hora de escolher uma cor adequada, que valorize a sua beleza pessoal.
E aí, topa tirar o cardigã do armário e desfilar por aí?
Para mais dicas de estilo prático, bem do dia a dia, acesse o meu Instagram.
Sobre o autor
Ana Aoun é consultora de imagem, personal stylist e jornalista apaixonada pelo universo feminino. Pós-graduada em Linguagem no Jornalismo Online, volta ao UOL, onde já trabalhou em diversas editorias, após uma pausa para se dedicar à maternidade e à família. Acredita que o autoconhecimento é a maior arma para elevar a autoestima e alcançar a tão sonhada paz com o espelho. Procura desmistificar a consultoria de imagem escrevendo sobre o tema e disseminando a ideia de que um guarda-roupa abriga muito mais que peças de roupas e acessórios - ele ajuda a mostrarmos ao mundo quem realmente somos.
Sobre o blog
Dicas sobre como se vestir bem respeitando quem se é, de forma atemporal, de acordo com os diferentes tipos físicos e estilos, para todas as ocasiões (com ou sem dress code definido). Matérias sobre as novidades das vitrines e das ruas, do que já passou da tendência das passarelas para a moda validada do dia a dia. Exemplos de como uma peça de roupa adequada, uma cor que favorece ou um acessório oportuno podem levantar qualquer look - e qualquer imagem!