Topo

Ana Aoun

Conheça os 7 estilos universais e descubra qual combina mais com você

Ana Aoun

26/03/2018 05h00

Todo mundo tem um estilo — até quem acha que calça jeans e camiseta não representam nada. Nos comunicamos também pela nossa imagem, e isso pode ter a ver com roupa, acessórios, maquiagem e corte de cabelo. Escolhemos usar essa imagem por vários motivos — dos mais concretos (dress code corporativo, por exemplo) aos subjetivos (vivências e valores que adquirimos no decorrer da vida).

Nem sempre conseguimos identificar esse estilo facilmente, porque ninguém é a mesma coisa todo dia. O jeito de se vestir é totalmente influenciável (pelo clima, pelo humor…). Você pode ser uma mistura de vários estilos — e isso é bem normal. Mas sempre haverá alguma característica comum que estará ali, "denunciando" algo que é a base para as suas escolhas. Existe um estilo predominante, a partir do qual se desenrola o processo de consultoria de imagem.

Este post não é sobre rotular ninguém. Os estilos universais são como uma bússola para nos ajudar a decifrar o que existe dentro de cada um de nós, que é só nosso e influencia nosso jeito de nos apresentar ao mundo. Quer saber quais são os estilos e suas características para tentar se encontrar? Vamos lá!

1. Romântico:

A principal característica deste estilo é a feminilidade, em detalhes como babados, laços, rendas, pérolas. As estampas são delicadas e as cores, suaves. A modelagem contorna o corpo, mas não deixa de ter ar de mistério.

2. Criativo:

Caracteriza-se pela ousadia em misturar informações em um mesmo look. É colorido, estampado, texturizado, largo, justo, tudo isso junto e misturado. Estilo de quem não tem medo de errar e gosta de se sentir diferente — ou único.

3. Esportivo:

Se desse para resumir em uma palavra, a mais adequada seria conforto. A pessoa troca fácil os saltos por tênis, e preza por qualidade e praticidade. Procura tecidos de fibras naturais e atenta para a sustentabilidade, por isso opta por ter menos peças, sempre neutras e que combinem entre si.

4. Sexy:

Gosta de evidenciar o corpo — e isso não significa necessariamente ser vulgar. Tem sex appeal natural e o poder de transformar qualquer camiseta básica em uma peça mais provocante. Escolhe materiais como couro, vinil, lurex, além de modelagem justa e mais curta.

5. Tradicional:

Mais conservador, com cores mais sóbrias, linhas mais retas, corte e modelagem precisos. Preocupa-se em combinar roupas e acessórios, prefere looks atemporais e varia pouco a receita de se vestir, preferindo estar sempre "de uniforme".

6. Contemporâneo:

Sofisticado, às vezes extravagante, é o que chamamos de "antenado".  É quem não tem medo de misturar tendências, está sempre com peças da moda e faz um mix com os outros estilos de uma maneira muito própria.

7. Moderno:

Um clássico minimalista. Traz linhas mais retas, mas atualizadas, com novos cortes e detalhes, em looks monocromáticos e sofisticados. Ao contrário das pessoas de estilo contemporâneo, quem é do moderno espera a moda das passarelas ser validada nas ruas para começar a usar.

Lembrando que as fotos escolhidas para ilustrar esse post só evidenciam traços presentes nos diferentes estilos. Não significa que quem as veste tem um ou outro estilo.

Gostou? Deu para ter uma ideia do estilo que você tem?

Espero ter ajudado! Até a próxima!

Sobre o autor

Ana Aoun é consultora de imagem, personal stylist e jornalista apaixonada pelo universo feminino. Pós-graduada em Linguagem no Jornalismo Online, volta ao UOL, onde já trabalhou em diversas editorias, após uma pausa para se dedicar à maternidade e à família. Acredita que o autoconhecimento é a maior arma para elevar a autoestima e alcançar a tão sonhada paz com o espelho. Procura desmistificar a consultoria de imagem escrevendo sobre o tema e disseminando a ideia de que um guarda-roupa abriga muito mais que peças de roupas e acessórios - ele ajuda a mostrarmos ao mundo quem realmente somos.

Sobre o blog

Dicas sobre como se vestir bem respeitando quem se é, de forma atemporal, de acordo com os diferentes tipos físicos e estilos, para todas as ocasiões (com ou sem dress code definido). Matérias sobre as novidades das vitrines e das ruas, do que já passou da tendência das passarelas para a moda validada do dia a dia. Exemplos de como uma peça de roupa adequada, uma cor que favorece ou um acessório oportuno podem levantar qualquer look - e qualquer imagem!

Ana Aoun