Topo

Ana Aoun

Quarentena: veja dicas para redescobrir e usar o que já tem no armário

Ana Aoun

30/03/2020 04h00

No último post, trouxe dicas de como aproveitar a quarentena também para cuidar da sua imagem e estilo, inclusive com dicas para deixar seu armário mais funcional — e com a sua cara!

E, já que o assunto é o armário, a ideia deste post é que você redescubra peças e acessórios que estão lá dentro, meio esquecidos, e coloque no uso de forma diferente, com novas ideias.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Marcella Tranchesi (@matranchesi) em

Leia também:

Encostamos peças por vários motivos, entre eles porque trazem algum defeito, precisam de ajustes, não gostamos do modelo, tecido ou cor, não fazem mais o nosso estilo, ficaram desatualizadas, já temos muita coisa dentro do armário ou até porque o item ficou "perdido" no fundo de alguma gaveta e acabou esquecido.

Vou enumerar algumas dicas para redescobrir peças e acessórios e, ao final da quarentena, ter coisas "novas" para usar por aí:

1- Truques de estilo

Talvez você se depare com roupas ou acessórios de que não goste na versão original, do jeitinho que vieram "de fábrica". Mas, e se você encontrasse novas formas de usar essas peças? Uma barra desfiada, uma manga dobrada, por dentro, por fora, no avesso, com o botão aberto, com um ombro caído, com um nozinho, acinturado… seja criativo e enxergue a peça além de como ela foi confeccionada! Além de dar o seu toque especial, vai conseguir montar um visual com personalidade.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Anna Fasano (@annarfasano) em

2- Pequenas reformas

Aproveite esse tempo para experimentar peças que estão escanteadas por falta de ajustes e reformas. Se sabe como fazer o concerto e se for coisa simples, como um rasgo pequeno, um descosturado leve ou um botão pra pregar,  invista um tempo nisso e ganhe a peça de volta. Se forem problemas mais complexos e não sentir segurança para consertar sozinha, faça uma sacola para levar na costureira assim que o isolamento terminar.  Mas, conserte antes de decidir comprar algo novo! Seja consciente!

3- Acessórios à vista

Tire todos os seus acessórios do guarda-roupa e das gavetas e espalhe no chão ou em cima da cama. Olhe com atenção tudo o que tem. Tenho certeza que vai se surpreender com brincos, colares e cintos que nem lembrava mais que tinha! Ache um jeito de deixá-los mais expostos e arrumados para que estejam sempre à mão na hora de incrementar um look. Eles são o grande ponto de apoio dos truques de estilo que falamos acima e têm o poder de transformar um look de forma rápida, sem muito esforço. Aproveite para jogar fora o que estiver quebrado e não tiver conserto e o que estiver desparceirado.

4- Lingeries, beachwear e ginástica

Nem pense em deixar de lado esses itens. Aliás, o que vale fazer é aproveitá-los nos looks do dia a dia também. Bodies de renda, por exemplo, podem fazer parte de uma combinação mais casual, com jeans e tênis. Maiôs podem substituir blusas e serem usados até com alfaiataria. E que tal levar os tops de ginástica para passear longe da academia, acrescentando uma terceira peça para o outono, quando as temperaturas são mais amenas? A ideia é uma só: não limite o uso da peça apenas para determinados ambientes; faça o armário render!

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Camila Guper (@camilaguper) em

5- Tingimento

A questão da cor é um motivo bem comum para encalhar peças no armário. Muitas vezes, compramos uma peça no impulso ou ganhamos algo cuja cor não gostamos, não nos sentimos bem ou até não esteja na nossa cartela de cores (para quem já fez o teste e descobriu a sua). Mas, você gosta de outros aspectos do produto, como corte, modelagem, marca, tecido, etc, e não gostaria de se desfazer daquilo. Se achar que vale a pena, que tal tingir a peça de outra cor? É um recurso que usamos pouco, mas que pode ser a solução nestes e outros casos, como para camuflar manchas.

E aí, pronta para ganhar "novas peças" diretamente do seu próprio guarda-roupa?

Para mais conteúdo de moda e estilo práticos do dia a dia, acesse também o meu Instagram.

 

Sobre o autor

Ana Aoun é consultora de imagem, personal stylist e jornalista apaixonada pelo universo feminino. Pós-graduada em Linguagem no Jornalismo Online, volta ao UOL, onde já trabalhou em diversas editorias, após uma pausa para se dedicar à maternidade e à família. Acredita que o autoconhecimento é a maior arma para elevar a autoestima e alcançar a tão sonhada paz com o espelho. Procura desmistificar a consultoria de imagem escrevendo sobre o tema e disseminando a ideia de que um guarda-roupa abriga muito mais que peças de roupas e acessórios - ele ajuda a mostrarmos ao mundo quem realmente somos.

Sobre o blog

Dicas sobre como se vestir bem respeitando quem se é, de forma atemporal, de acordo com os diferentes tipos físicos e estilos, para todas as ocasiões (com ou sem dress code definido). Matérias sobre as novidades das vitrines e das ruas, do que já passou da tendência das passarelas para a moda validada do dia a dia. Exemplos de como uma peça de roupa adequada, uma cor que favorece ou um acessório oportuno podem levantar qualquer look - e qualquer imagem!

Ana Aoun