Topo

Ana Aoun

A busca do orgulho de ser quem se é neste Dia da Mulher

Ana Aoun

08/03/2020 04h00

Neste 8 de Março, quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher, eu desejo ter orgulho do que vejo no espelho. E que você, mulher assim como eu, também tenha.

Seja a juventude, seja a maturidade. Sejam os cabelos soltos e fartos ou os grisalhos e ralos. Seja o colágeno ou as rugas (ou o botox).

Sejam os músculos ou a flacidez. Seja a gravidez ou o puerpério. Sejam as estrias e celulites ou o silicone e a barriga chapada.

Sejam a leveza após a meditação, o suor após a corrida ou as olheiras do stress diário, o cansaço pelo acúmulo das funções e da carga mental  — invisível aos olhos, mas onipresente na alma.

Seja com a "it-bag", a "cor do ano", a "peça-desejo", ou o seu uniforme de tênis, jeans e camiseta branca.

Seja com o "short da Anitta", ou o blazer escuro e bem cortado. Sejam a barriga de fora, o decote cavado, ou a sobriedade da alfaiataria.

Seja a blusa transparente, a calça justa, o vestido curto, o brilho e os penduricalhos… Que seja o que você quiser, como você quiser.

Somos mais que a roupa que vestimos, somos mais que os corpos que habitamos.

Queremos ser o fruto das nossas escolhas — e que esse poder de escolha só diga respeito a nós e mais ninguém.

E queremos nos orgulhar das escolhas que fazemos e poder bancá-las sem o peso da culpa, do julgamento.

Por isso, desejo que a gente se empodere dessa nossa imagem que se reflete no espelho, para colocar a cara na rua todos os dias e enfrentar a realidade.

Violência física, verbal ou psicológica. Doméstica, corporativa, na rua, no ônibus, na chuva ou no sol. 

Assédio na padaria, no trem, na faculdade, na balada, curtindo a vida.

No trabalho, seja qual for a versão: moral, sexual, bullying, stalking — essa nomenclatura nova, mas de essência tão antiga e opressora quanto as demais.

Por isso, podem nos dar flores, cartões e chocolates neste 8 de Março, sim. Não vamos dispensar. Mas, não esqueçam o respeito. Que ele venha junto nesse pacote.

Veja também:

Sobre o autor

Ana Aoun é consultora de imagem, personal stylist e jornalista apaixonada pelo universo feminino. Pós-graduada em Linguagem no Jornalismo Online, volta ao UOL, onde já trabalhou em diversas editorias, após uma pausa para se dedicar à maternidade e à família. Acredita que o autoconhecimento é a maior arma para elevar a autoestima e alcançar a tão sonhada paz com o espelho. Procura desmistificar a consultoria de imagem escrevendo sobre o tema e disseminando a ideia de que um guarda-roupa abriga muito mais que peças de roupas e acessórios - ele ajuda a mostrarmos ao mundo quem realmente somos.

Sobre o blog

Dicas sobre como se vestir bem respeitando quem se é, de forma atemporal, de acordo com os diferentes tipos físicos e estilos, para todas as ocasiões (com ou sem dress code definido). Matérias sobre as novidades das vitrines e das ruas, do que já passou da tendência das passarelas para a moda validada do dia a dia. Exemplos de como uma peça de roupa adequada, uma cor que favorece ou um acessório oportuno podem levantar qualquer look - e qualquer imagem!

Ana Aoun