Topo

Ana Aoun

Cintura: veja 12 dicas para marcar a silhueta e moldar o look

Ana Aoun

26/08/2019 05h00

Não é só usando cinto (e suas variações, como lenço, faixa) que você consegue marcar a cintura em um look.

Para quem busca evidenciar as curvas ao se vestir, existem outras formas de se fazer isso: desde a escolha do tecido, passando pelo corte e modelagem, e chegando finalmente aos truques de estilo.

Leia também:

Confira os exemplos abaixo e tente fazer também!

Peças acinturadas

Parece óbvio — e é! Observar o corte da peça na hora da compra já é meio caminho andado para quem busca passar uma imagem bem feminina na hora de se vestir, com a silhueta mais marcada e acinturada.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por natsemensin (@natsemensin) em

Cinto

O uso do cinto, além de acinturar uma peça (como já diz o próprio nome), pode ser funcional também, cobrindo algum defeito no cós, ou mesmo só para trazer mais informação de moda e personalidade ao visual.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Ju Romano (@ju_romano) em

Tudo pra dentro

Colocar a parte de cima toda "para dentro" da parte de baixo, seja ela uma calça, uma saia ou um short, vai marcar a sua cintura, além de deixar o conjunto mais "certinho" e com uma proposta mais elegante.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Luiza Sobral (@luizabsobral) em

Só a frente 

Truque de estilo manjado, mas que funciona para evidenciar a cintura e atenuar o volume do quadril. Lembre-se: vestir-se vai além de colocar a roupa no corpo! Dê a sua cara mudando a proposta inicial das peças.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Paulinha Sampaio (@paulinhasampaio) em

Blusa amarrada

Mais um truque de estilo multifacetado: marca a cintura na silhueta, deixa o look mais descolado e fica funcional para não precisar segurar a blusa na mão. Vale com jaqueta jeans, moletom, cargidan, tricô…

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Laura Kuczynski 🌻 (@laurakuczynski) em

Contraste de cores

Só de escolher peças de cores contrastantes entre si já é possível marcar a cintura em um look. A faixa horizontal que se cria na passagem entre uma cor e outra, dividindo a silhueta, dá esse efeito.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Francesca Monfrinatti (@francesca) em

Drapeado

O drapeado consiste em um conjunto de pregas que criam um franzido e moldam o corpo no tecido. E, junto com outras tendências dos anos 90, voltou com força. Mas, pode ser volumoso também, por isso exige cuidado.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Camila Queiroz (@camilaqueiroz) em

Transpassado

Saias, blusas e vestidos transpassados são boas — e rápidas — opções para quem deseja marcar a cintura sem inserir mais itens no visual ou fazer uso de algum truque de estilo. Para quem quer praticidade, é "a" solução.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Claudia Warken Bartelle (@claudiabartelle) em

Nozinho

Outro truque de estilo que tem como efeito acinturar a silhueta é o famoso nozinho, que pode ser usado tanto em camisetas mais compridas como em camisas, deixando os últimos botões abertos e amarrando as pontas.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Anna Fasano (@annarfasano) em

Botões fechados

Em vez de usar o cardigã inteiro aberto ou inteiro fechado, uma alternativa que também funciona para marcar a cintura é fechar apenas um ou dois botões do meio. E, de quebra, ganha um novo jeito de usar a peça.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Lala Trussardi Rudge (@lalarudge) em

Cós alto e largo

Peças inferiores, como saias, calças e shorts, de cintura alta, com o cós mais largo, ajudam a colocar "tudo no lugar", podem até ajudar a corrigir a postura e a desenhar uma silhueta mais acinturada. Faça o teste!

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Will Not B Defined (@cleo) em

Curtiu as dicas? Que tal colocar em prática?

Para mais conteúdo de moda e estilo do dia a dia, acesse o meu Instagram.

Sobre o autor

Ana Aoun é consultora de imagem, personal stylist e jornalista apaixonada pelo universo feminino. Pós-graduada em Linguagem no Jornalismo Online, volta ao UOL, onde já trabalhou em diversas editorias, após uma pausa para se dedicar à maternidade e à família. Acredita que o autoconhecimento é a maior arma para elevar a autoestima e alcançar a tão sonhada paz com o espelho. Procura desmistificar a consultoria de imagem escrevendo sobre o tema e disseminando a ideia de que um guarda-roupa abriga muito mais que peças de roupas e acessórios - ele ajuda a mostrarmos ao mundo quem realmente somos.

Sobre o blog

Dicas sobre como se vestir bem respeitando quem se é, de forma atemporal, de acordo com os diferentes tipos físicos e estilos, para todas as ocasiões (com ou sem dress code definido). Matérias sobre as novidades das vitrines e das ruas, do que já passou da tendência das passarelas para a moda validada do dia a dia. Exemplos de como uma peça de roupa adequada, uma cor que favorece ou um acessório oportuno podem levantar qualquer look - e qualquer imagem!

Ana Aoun