Topo

Ana Aoun

Como usar cachecol: dicas de looks com o acessório que é a cara do inverno

Ana Aoun

08/07/2019 05h00

O frio está aí e, com isso, nosso guarda-roupa vai mudando de cara aos poucos. Itens mais frescos dão lugar à peças e acessórios mais pesados — e quentinhos.

O cachecol faz parte desse universo das temperaturas mais baixas, ajudando a compor as camadas de looks típicos do inverno. São charmosos e funcionais ao mesmo tempo, pois esquentam do tronco para cima.

Veja também:

Nas inspirações abaixo, trago ideias de como usar o cachecol para potencializar seu visual. Confira!

Solto

Você não precisa fazer mil entrelaçados com o cachecol para ficar estilosa; se deixar solto, com uma ponta longa de cada lado, já dá um charme especial ao visual.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por by Anh (@9to5chic) em

Curto

Peças mais curtas, que terminam acima da cintura, também enfeitam e cumprem seu papel funcional de esquentar pescoço, colo e tronco. Só fique atenta ao volume: se ficar exagerado, prefira cachecóis mais finos.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Isabella Thordsen (@isabellath) em

Longo

Na hora de amarrar e entrelaçar um cachecol mais longo, use a criatividade para sair do comum. Deixar os dois lados desiguais, por exemplo, passa uma imagem mais moderna do que o amarrado mais certinho — e formal.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Blair Eadie / Atlantic-Pacific (@blaireadiebee) em

Liso

Para que o acessório renda com mais looks no seu armário, um cachecol de cor lisa será mais versátil que um estampado. E partir de cores neutras e sóbrias, como cinza, bege, branco, preto e marrom vai facilitar ainda mais.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Maja (@majawyh) em

Estampado

Se quiser adquirir um cachecol estampado, a dica é escolher estampas clássicas, como xadrez, listrado, poás (geométricas) e animal print, que está super em alta. Combinam com praticamente tudo — inclusive entre eles.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Eleonora Carisi (@eleonoracarisi) em

Gola

Também é possível enrolar o cachecol até as pontas desaparecerem — e formar uma espécie de gola. Note apenas que as outras peças que compõem o look na parte superior (blusas e casacos) não devem ter golas ou capuz, para não pesar.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Zanita Whittington (@zanitazanita) em

Improviso

Não gosta ou não tem um cachecol? Dá para improvisar com as mangas de um cardigã ou tricô. É só deixá-las soltas ou amarradas, dando aquele toque diferente ao look. Aproveite pra brincar com cores e texturas.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Pernille Teisbaek (@pernilleteisbaek) em

Você usa cachecol? Como gosta de usar esse acessório?

Para mais dicas de moda e estilo do dia a dia, acesse o meu Instagram.

Sobre o autor

Ana Aoun é consultora de imagem, personal stylist e jornalista apaixonada pelo universo feminino. Pós-graduada em Linguagem no Jornalismo Online, volta ao UOL, onde já trabalhou em diversas editorias, após uma pausa para se dedicar à maternidade e à família. Acredita que o autoconhecimento é a maior arma para elevar a autoestima e alcançar a tão sonhada paz com o espelho. Procura desmistificar a consultoria de imagem escrevendo sobre o tema e disseminando a ideia de que um guarda-roupa abriga muito mais que peças de roupas e acessórios - ele ajuda a mostrarmos ao mundo quem realmente somos.

Sobre o blog

Dicas sobre como se vestir bem respeitando quem se é, de forma atemporal, de acordo com os diferentes tipos físicos e estilos, para todas as ocasiões (com ou sem dress code definido). Matérias sobre as novidades das vitrines e das ruas, do que já passou da tendência das passarelas para a moda validada do dia a dia. Exemplos de como uma peça de roupa adequada, uma cor que favorece ou um acessório oportuno podem levantar qualquer look - e qualquer imagem!

Ana Aoun