Topo

Ana Aoun

Tênis é curinga e vai além do branco; veja como variar cores e modelos

Ana Aoun

27/05/2019 05h00

Antes companheiro fiel APENAS de looks esportivos, de tempos pra cá o universo do tênis se expandiu para looks de trabalho, balada e afins.

Porém, muita gente ainda tem dificuldade de compor looks com esse calçado: ou porque acha informal demais, ou porque não consegue aceitar a mistura de um sapato mais esportivo com outras propostas, ou porque não sabe escolher o modelo ideal.

Veja também

É importante lembrar que é preciso adequar o design, as cores e o material escolhido ao look e ao ambiente que se quer usar. E variedade é o que não falta por aí.

Veja dicas de looks com tênis e inspire-se para ampliar o uso do seu:

Branco

O tênis branco foi o primeiro a conquistar a moda de rua. Mas, muita gente torce o nariz por achar marcante demais (alguma semelhança com o mito da bota branca?) e até mesmo por sujar bastante. Gostos à parte, o fato é que ele vai com praticamente tudo mesmo – de vestido a terninho – numa boa.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Luiza Brasil (@mequetrefismos) em

Preto

Um tênis preto pode substituir um sapato mais clássico em um look e mudar (ou não) a proposta de uma composição. Pode, inclusive, ser mais discreto que um branco. Para ser mais versátil, um modelo em couro, sem muitos detalhes, é uma ótima opção.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Raissa Santana (@santana_raissa) em

Neutro

Tênis para bater perna, viajar, ir ao mercado, ao banco, ao trabalho… se é versatilidade e conforto o que você procura, um tênis clean, de material confortável, respirável e de uma cor neutra é o que você precisa. Pode até ter um ar de academia, mas funciona bem em looks casuais também.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Gloria Kalil (@gloriakalil) em

Colorido

Quer adicionar um ponto de cor em um look? O tênis pode ser esse elemento, tornando a proposta mais divertida e criativa. Além disso, vai transmitir toda a personalidade de quem calça. Experimente em um look mais sisudo e sinta a diferença!

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Giovanna Engelbert (@bat_gio) em

Cano alto

Já pensou em substituir uma botinha ou um coturno por um tênis de cano longo? Desde opções mais clássicas em couro até shapes maiores e mais brutos: é possível escolher qual proposta combina mais com você.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Fluvia Lacerda (@fluvialacerda) em

Delicado

Tênis com ar retrô e com design mais delicados podem ajudar a compor até looks mais românticos e femininos, entrando como "a cereja do bolo", acessório que assume até ares de protagonista.

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Karen Wazen Bakhazi (@karenwazenb) em

Ugly sneaker

Se você segue as tendências e tem espírito (e visual) fashionista, pode apostar nos dad ou ugly sneakers, que são a última moda no universo dos pisantes. Um combo com jeans e camiseta tem tudo para dar certo e deixar o tênis brilhar!

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Isabella Settanni (@isasettanni) em

Você já usa bastante o tênis no seu dia a dia? Conta pra gente!

Para mais dicas de moda prática e estilo do dia a dia, acesse o meu Instagram.

Sobre o autor

Ana Aoun é consultora de imagem, personal stylist e jornalista apaixonada pelo universo feminino. Pós-graduada em Linguagem no Jornalismo Online, volta ao UOL, onde já trabalhou em diversas editorias, após uma pausa para se dedicar à maternidade e à família. Acredita que o autoconhecimento é a maior arma para elevar a autoestima e alcançar a tão sonhada paz com o espelho. Procura desmistificar a consultoria de imagem escrevendo sobre o tema e disseminando a ideia de que um guarda-roupa abriga muito mais que peças de roupas e acessórios - ele ajuda a mostrarmos ao mundo quem realmente somos.

Sobre o blog

Dicas sobre como se vestir bem respeitando quem se é, de forma atemporal, de acordo com os diferentes tipos físicos e estilos, para todas as ocasiões (com ou sem dress code definido). Matérias sobre as novidades das vitrines e das ruas, do que já passou da tendência das passarelas para a moda validada do dia a dia. Exemplos de como uma peça de roupa adequada, uma cor que favorece ou um acessório oportuno podem levantar qualquer look - e qualquer imagem!

Ana Aoun