Topo

Ana Aoun

Jardineira: como usar a peça e compor looks de diferentes estilos

Ana Aoun

24/09/2018 05h00

O revival da moda dos anos 90 não para! E a jardineira é mais um exemplo desse resgate!

Sabia que seu aparecimento data do século 19, quando era usada como vestimenta funcional (para o trabalho)? Com  vários bolsos, era a escolha de operários que carregavam suas ferramentas.

Ela é uma peça versátil e jovial — por isso vale o cuidado para não infantilizar demais o look.

Além disso, ela ativa a nossa criatividade porque "pede" sobreposições. A partir dessa premissa, é só você ter em mente a imagem que quer passar e escolher os acompanhamentos certos.

Vem ver!

Clássico

Composição p&b não deixa dúvidas: é clássica e curinga para diversas ocasiões. Só mudando os acompanhamentos você consegue montar tanto looks para o dia como para a noite.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Ticiane Pinheiro 🅰️+ (@ticipinheiro) em

Moderno

Aproveitando duas tendências que estão em alta — o cropped e o plástico/acetato nos pés, dá para sair por aí com a sua jardineira em um look bem moderninho.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Camila Coelho (@camilacoelho) em

Sensual

Quem disse que não dá para se sentir sexy vestindo uma jardineira certamente nunca pensou em usá-la com uma bela lingerie por baixo. Pode ser um top ou um body, peças que também estão em alta.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Gabriela (@gabrielapugliesi) em

Romântico

Uma blusa ou camisa de babados, de cor clara ou pastel, já bastam para montar um visual bem romântico usando uma jardineira. Laços, rendas e trançados também indicam que esse estilo está no ar.

Contemporâneo

A mesma base da peça, mas com corte ou outro detalhe que imprima personalidade, é uma forma de diferenciar o visual sem esforço. Quando quiser que a peça seja protagonista, escolha complementos neutros.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Raissa Santana (@santana_raissa) em

Sofisticado

O couro, por si só, já traz glamour à peça. Quando associado a outras texturas então, é look para chegar e abalar! Exemplo de que, na escala da sofisticação, o material é quem manda, e não a peça em si.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Inspire (@lady_follow) em

Esportivo

Juntar essa peça com camiseta e tênis é uma variação interessante do mais básico dos looks. Foge do óbvio e mantém o conforto que se espera de uma combinação dessas. Um coque nos cabelos e óculos escuros arrematam o visual!

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Isabella Fiorentino Hawilla (@isabellafiorentino) em

E aí, o que você achou das dicas?

Para mais conteúdo, acesse o meu Instagram!

Sobre o autor

Ana Aoun é consultora de imagem, personal stylist e jornalista apaixonada pelo universo feminino. Pós-graduada em Linguagem no Jornalismo Online, volta ao UOL, onde já trabalhou em diversas editorias, após uma pausa para se dedicar à maternidade e à família. Acredita que o autoconhecimento é a maior arma para elevar a autoestima e alcançar a tão sonhada paz com o espelho. Procura desmistificar a consultoria de imagem escrevendo sobre o tema e disseminando a ideia de que um guarda-roupa abriga muito mais que peças de roupas e acessórios - ele ajuda a mostrarmos ao mundo quem realmente somos.

Sobre o blog

Dicas sobre como se vestir bem respeitando quem se é, de forma atemporal, de acordo com os diferentes tipos físicos e estilos, para todas as ocasiões (com ou sem dress code definido). Matérias sobre as novidades das vitrines e das ruas, do que já passou da tendência das passarelas para a moda validada do dia a dia. Exemplos de como uma peça de roupa adequada, uma cor que favorece ou um acessório oportuno podem levantar qualquer look - e qualquer imagem!

Ana Aoun