Topo

Ana Aoun

Thais Fersoza, Rafa Brites e mais famosas dão dicas de moda para novas mães

Ana Aoun

11/05/2018 05h00

A maternidade é um divisor de águas na vida da mulher. É um período cercado de novidades, em todos os âmbitos.

E podemos incluir nessa lista o estilo. A relação da mulher com suas roupas e acessórios, geralmente, muda após o nascimento de um filho. São várias as questões envolvidas: estética, conforto e praticidade são apenas algumas delas.

Seis mamães famosas dividiram com o blog essa questão das mudanças após a maternidade – que também influenciaram no guarda-roupa de cada uma delas – e dão dicas para quem vive essa nova fase.

Thais Fersoza

mãe de Melinda, 1 ano e 8 meses, e Teodoro, 9 meses

"Uma super dica de estilo que tem funcionado bastante comigo e que pode funcionar com outras mães também é: usar short. Eu nunca fui de usar essa peça, usava apenas jeans e pra ficar em casa. Nunca para sair. Hoje em dia, para curtir o dia com as crianças, eu tenho usado bastante essa peça. Acho que é um super aliado para as mamães! Eu tenho me sentido bem confortável. Meu estilo preferido é aquele de alfaiataria, bem arrumadinho, muitas vezes com botões, que tem um charme a mais. Acho que fico bem vestida, moderna, confortável e, o principal, à vontade para abaixar, brincar com os pequenininhos – ainda mais eu que tenho dois bebês e abaixo bastante! É mais uma coisa que mudou na minha vida após a maternidade, uma peça que eu não usava e que acabei acrescentando no meu guarda-roupa pela necessidade – mas que se adequou muito bem ao meu gosto pessoal também!"

Rafa Brites

mãe de Rocco, 2 anos

 A atriz e apresentadora Nivea Stelmann tem dois filhos: Miguel e Bruna. Segundo Nivea, depois da maternidade, ela passou a usar roupas mais confortáveis e versáteis para a correria diária. Desde o ano passado, isso se intensificou, já que ela se mudou com a família para Orlando, nos Estados Unidos, e frequenta bastante os parques da Disney, além de outros programas mais informais, com o way of life dos americanos. Por isso, o tênis virou o seu curinga predileto, com o qual ela monta desde looks mais casuais como também mais arrumados – mudando apenas as combinações. Outras peças que entraram de vez em seu armário são a camiseta e o short jeans, além do blazer, que ela considera essencial na hora de mudar o visual de um look mais despojado. "Mas, em ocasiões especiais, eu não abro mão de um vestido e um saltinho básico, claro, mas no dia a dia me mantenho arrumada com pouco, mesclando peças esportivas com uma terceira peça ou um acessório com mais presença", disse ao blog.

Lethicia Bronstein

mãe de Pietra, 9 meses

"Depois que a Pietra nasceu, naturalmente eu passei a usar roupas mais casuais, e acabo escolhendo principalmente aquelas que não amassam muito, já que ela está sempre no meu colo, ou estou sempre me abaixando pra pegá-la, me movimentando pra lá e pra cá. Para não chegar no fim do dia toda amassada, tenho que pensar bem no look antes de sair de casa, prestar atenção no tecido e material que vou vestir. Tenho usado e abusado das camisetas, gosto das que tem frases legais, que dão um toque mais cool ao look básico, e que com apenas um acessório bacana ficam perfeitas para o dia a dia. No cabelo, o coque virou meu uniforme, já que não tenho mais tanto tempo para secar e arrumar todo dia e preciso estar estilosa para o meu trabalho. Outra coisa que eu tenho usando bastante é sapato baixo, como tênis, sapatilhas, rasteiras… salto alto e bebê no colo é uma combinação que só funciona na foto (risos)!"

Ana Hickmann

mãe de Alexandre, 4 anos

"Tem duas coisas que eu descobri na fase da maternidade – e que fizeram toda a diferença pra mim em relação ao meu estilo. Durante muito tempo eu fui cegamente apaixonada por salto alto. Mas, depois que meu baixinho nasceu, eu percebi que usar um bom tênis é tudo na vida de uma mãe! E não só quando você tem um bebê, mas para o resto da vida! Para usar com jeans, com vestido, da forma que você imaginar. Afinal, tem tênis para todos os gostos e estilos. Estou amando essa onda e aderi mesmo! Além do calçado, a roupa também precisa ser prática. E uma peça que, pela necessidade da amamentação me facilitou muito a vida, foi a camisa. Ao mesmo tempo que ajuda demais nessa tarefa, mostra sofisticação, mostra que você está arrumada. E tem tantos tipos… com ilhós, com spike, com bordado, com textura. É bem mais arrumada que as roupas específicas para essa fase, além de ser uma peça que transita bem em vários ambientes e propostas – e que você vai continuar usando depois que parar de amamentar, com certeza".

Bella Falconi

mãe de Victoria, 2 anos, e grávida de Stella

"Nessa fase com criança pequena e grávida, procuro usar calças confortáveis de moletom e veludo. Calças de couro que são mais maleáveis e de cintura baixa também são uma boa pedida pra mim, pois combino com uma jaquetinha descolada ou um blazer e fico moderna. Se for jeans, gosto do modelo jogger, mais esportivo. Em relação ao sutiã, passei a usar top de ginástica, que é mais confortável que o sutiã convencional. O seio fica mais sensível nessa fase e o sutiã me incomoda bastante – só uso se for para um compromisso breve. Para viajar, aposto sempre em conjuntos de moletom e tênis. Gosto muito de me arrumar para eventos, então eu amo ousar em vestidos mais sociais. Tenho gostado do comprimento mídi e de modelagem justa para mostrar a barriguinha, porém não abro mão do conforto. Uma boa dica para quem vive a mesma fase que eu é usar meia-calça fina com os vestidos, porque essa é uma fase em que a tendência é ter mais celulites. Então, uso aquela meia make up, praticamente invisível e que deixa a perna linda!"

Sobre o autor

Ana Aoun é consultora de imagem, personal stylist e jornalista apaixonada pelo universo feminino. Pós-graduada em Linguagem no Jornalismo Online, volta ao UOL, onde já trabalhou em diversas editorias, após uma pausa para se dedicar à maternidade e à família. Acredita que o autoconhecimento é a maior arma para elevar a autoestima e alcançar a tão sonhada paz com o espelho. Procura desmistificar a consultoria de imagem escrevendo sobre o tema e disseminando a ideia de que um guarda-roupa abriga muito mais que peças de roupas e acessórios - ele ajuda a mostrarmos ao mundo quem realmente somos.

Sobre o blog

Dicas sobre como se vestir bem respeitando quem se é, de forma atemporal, de acordo com os diferentes tipos físicos e estilos, para todas as ocasiões (com ou sem dress code definido). Matérias sobre as novidades das vitrines e das ruas, do que já passou da tendência das passarelas para a moda validada do dia a dia. Exemplos de como uma peça de roupa adequada, uma cor que favorece ou um acessório oportuno podem levantar qualquer look - e qualquer imagem!

Ana Aoun