Topo

Ana Aoun

8 dicas para mulheres maduras atualizarem o visual

Ana Aoun

19/02/2018 05h00

Tenho recebido feedbacks de mulheres maduras, com idades entre 50 e 70 anos, com dúvidas sobre como aplicar as referências de moda de rua que mostramos aqui no blog em combinações adequadas para essa faixa etária.

Moda não tem idade! Respeitando as particularidades e o estilo de cada um, todo mundo pode usar tudo. Separei 8 dicas especiais para ajudar essas mulheres a atualizar o visual e modernizar a imagem:

1. Insira cores

Fuja dos neutros — como preto, marrom, marinho, cinza, branco e bege — e acrescente cor às combinações diárias. Comece escolhendo uma peça colorida pelo menos, ou um lenço ou um cinto que deem um toque colorido ao visual. Relembre o post sobre harmonias cromáticas e use a seu favor.

2. Misture texturas

Se acrescentar cor não é uma opção para você, dá para continuar usando cores neutras e até looks monocromáticos misturando diferentes texturas de tecidos. Experimente misturar materiais de diferentes "pesos", como couro, cetim, seda, veludo, renda e tule. Dá uma diferença e tanto.

3. Escolha novos cortes e modelagens

Barra mais curta, manga mais aberta, camisa mais acinturada, colete mais longo… garimpe peças diferentes daquelas com que já está acostumada. Um recorte diferenciado em uma calça clássica de alfaiataria pode mudar o visual.

4. Faça mix de estampas

A gama de estampas disponível no mercado é imensa e é preciso atenção para deixar a combinação entre duas delas harmoniosa. Comece pelas clássicas, como poá, xadrez, listras e floral e procure espelhar as cores presentes em ambas (se for preto e branco, por exemplo, que as duas estampas repitam as mesmas cores). Tenha coragem e use!

5. Inove nos acessórios

Ouse em novos materiais, como acetato, resina e metalizados. Se você já tiver feito uma análise de coloração pessoal, use sua paleta de cores a seu favor. Lembre-se de que acessórios próximos ao rosto nas cores certas atenuam linhas de expressão, harmonizam a pele, ressaltam a cor dos olhos e evidenciam a dos lábios.

6. Diferencie sapatos e bolsas

Procure inovar nestes acessórios e seus looks ganharão cara nova. Bolsas coloridas, de formatos diferenciados ou materiais inovadores sempre são certeiras para modernizar o look. O mesmo vale para os sapatos: dá para repaginar o visual e manter o conforto, sim!

7. Mude a maquiagem

Cansada da mesma cara todos os dias? Às vezes, a simples mudança de uma cor de batom ou lápis de olho — e até mesmo incluir mais itens, como a sombra — pode ter enorme impacto. Teste novas cores e texturas e veja como se sente.

8. Ouse no corte e na cor do cabelo

Não há acessório melhor que o nosso cabelo: é ele que emoldura nosso rosto. Por isso, um belo corte e a coloração adequada são essenciais à boa imagem. Pegue referências que te agradam e procure um bom profissional para trabalhar a mudança no visual.

Para dicas diárias de moda e estilo, acesse o meu Instagram!

Sobre o autor

Ana Aoun é consultora de imagem, personal stylist e jornalista apaixonada pelo universo feminino. Pós-graduada em Linguagem no Jornalismo Online, volta ao UOL, onde já trabalhou em diversas editorias, após uma pausa para se dedicar à maternidade e à família. Acredita que o autoconhecimento é a maior arma para elevar a autoestima e alcançar a tão sonhada paz com o espelho. Procura desmistificar a consultoria de imagem escrevendo sobre o tema e disseminando a ideia de que um guarda-roupa abriga muito mais que peças de roupas e acessórios - ele ajuda a mostrarmos ao mundo quem realmente somos.

Sobre o blog

Dicas sobre como se vestir bem respeitando quem se é, de forma atemporal, de acordo com os diferentes tipos físicos e estilos, para todas as ocasiões (com ou sem dress code definido). Matérias sobre as novidades das vitrines e das ruas, do que já passou da tendência das passarelas para a moda validada do dia a dia. Exemplos de como uma peça de roupa adequada, uma cor que favorece ou um acessório oportuno podem levantar qualquer look - e qualquer imagem!

Ana Aoun