Topo

Ana Aoun

Blazer é só roupa de trabalho? Seis looks provam que não -- mesmo!

Ana Aoun

13/02/2018 05h00

Muitas pessoas associam roupas de alfaiataria a look de trabalho. Sim, elas têm razão. Mas não só. Como nosso lema é multiplicar o uso das peças que temos no armário, separar roupas só para este fim é ir contra essa ideia.

O exemplo de hoje é o blazer, um clássico, em geral estruturado e neutro. Aquela terceira peça que serve tanto para incrementar um look mais básico como proteger da mudança de temperatura. É lógico que tudo vai depender do material de que é feito (mais quente ou mais fresco).

A peça é bem democrática, mas alguns detalhes devem ser levados em conta na hora de montar o look. Por exemplo:

  • O comprimento das mangas deve cobrir o ossinho do punho;
  • Ombreiras? Só para quem tem corpo triângulo;
  • Tons mais escuros são ideais para quem tem corpo triângulo invertido;
  • Acinturados caem bem em quem tem corpo retângulo;
  • Com pence nas costas ficam ótimos em quem tem corpo oval.

Aerolook

Já parou pra pensar que um blazer pode ser um ótimo companheiro de viagem? Pode ser usado durante o deslocamento e também ajuda a compor looks mais arrumadinhos no seu destino:

Almoço

Tem aquele almoço agendado com as amigas e não sabe o que vestir? Que tal este visual navy, com saia mídi listrada, blusa de tecido plano e rasteira com pompons, arrematado com blazer básico?

Show

O blazer pode te acompanhar a um show bacana também (ao ar livre ou não), fazendo um bom balanço entre casual e formal, além de garantir proteção a mais caso a temperatura caia:

Jantar

Foi convidada para jantar depois do trabalho? Aqui a sugestão é de um look que até tem uma cara mais séria, mas a estampa da saia e a cor da blusa quebram a formalidade:

Cerimônia

Esta produção cairia bem em uma cerimônia durante o dia, como um batizado, uma entrega de diploma ou um casamento civil. O blazer ajuda a equilibrar a imagem, tornando-a menos romântica e mais sofisticada.

Bate perna

Um top cropped de vichy, uma minissaia de cintura mais alta e um tênis = visual moderninho para um passeio, seja um museu, um cinema, um shopping. Para alegrar ainda mais o visual, brincos grandes e coloridos!

E aí, gostou das combinações? Convenci a tirar o seu blazer do armário?

Para mais dicas de moda e estilo, acesse o meu Instagram!

Sobre o autor

Ana Aoun é consultora de imagem, personal stylist e jornalista apaixonada pelo universo feminino. Pós-graduada em Linguagem no Jornalismo Online, volta ao UOL, onde já trabalhou em diversas editorias, após uma pausa para se dedicar à maternidade e à família. Acredita que o autoconhecimento é a maior arma para elevar a autoestima e alcançar a tão sonhada paz com o espelho. Procura desmistificar a consultoria de imagem escrevendo sobre o tema e disseminando a ideia de que um guarda-roupa abriga muito mais que peças de roupas e acessórios - ele ajuda a mostrarmos ao mundo quem realmente somos.

Sobre o blog

Dicas sobre como se vestir bem respeitando quem se é, de forma atemporal, de acordo com os diferentes tipos físicos e estilos, para todas as ocasiões (com ou sem dress code definido). Matérias sobre as novidades das vitrines e das ruas, do que já passou da tendência das passarelas para a moda validada do dia a dia. Exemplos de como uma peça de roupa adequada, uma cor que favorece ou um acessório oportuno podem levantar qualquer look - e qualquer imagem!

Ana Aoun