Topo

Ana Aoun

Três cores prometem dominar o verão; descubra quais são e como usá-las

Ana Aoun

09/10/2017 07h00

Terminada a temporada das principais semanas de moda internacionais (Nova York, Londres, Milão e Paris), iniciam-se as apostas para saber o que vai atravessar o oceano e chegar até aqui nas próximas estações.

Analisando as referências tanto das passarelas quanto da moda de rua, dá para fazer uma aposta: cores vibrantes serão onipresentes na temporada primavera/verão, nossas estações mais quentes e típicas.

Em especial, três cores chamam bastante atenção pela reincidência nos looks e acessórios. Descubra agora quais são:

Rosa: que todo mundo já apostava no rosa millennial não é novidade. O tom mais claro e queimado da cor caiu no gosto das fashionistas e aparece em looks monocromáticos belíssimos, numa tonalidade só ou no tom sobre tom – outra tendência que deve marcar presença por aqui. Mas, outro tom, esse sim mais "cheio de si", também deve encher nossos olhos: o pink. Pois é, um revival meio Barbie promete nos seduzir com sua intensidade. Neste caso, a cor aparece mais em uma só peça ou acessório – e vira protagonista. O rosa traz uma sensação de nostalgia, bem de acordo com as inspirações dos anos 80 e 90 que têm dominado o cenário fashion.

Laranja: cor bastante democrática e que sempre dá as caras no calor, o laranja pode ajudar a compor desde looks mais casuais e leves (com tricô e seda, por exemplo) até camisaria e alfaiataria para looks mais formais — e, porque não, de trabalho. Combinado com cores neutras e básicas, como preto, branco, marinho, bege, verde militar e cinza dá para montar looks equilibrados, mas com uma pitada de modernidade. Segundo o livro Psicologia das Cores, de Eva Heller, o laranja é uma cor exótica e penetrante, mas subestimada em nosso dia a dia por estar entre o amarelo e o vermelho no círculo cromático — essas, sim, cores primárias. Aliás, o laranja é a mistura dessas duas, né! Que tal olhar para ela com mais carinho?

Amarelo: cor dos extremos — ou se ama ou se odeia — ganha espaço no cenário fashion, principalmente com o tom primrose, uma espécie de mostarda. Promete iluminar muito visual por aqui nas estações mais quentes, com as quais tem tudo a ver. Além do primrose, que foi selecionado pela Pantone como uma das cores desse ano, outros tons também vão colorir peças lisas, estampadas e acessórios – afinal, existem mais de 100 tons de amarelo existentes e catalogados! Dá para amarelar sem medo, já que com alguma tonalidade você deve se identificar!

 

Bom, agora que você já sabe quais serão as cores do verão, veja essas 8 dicas de como usá-las:

  • Se você se assusta um pouco com cores vivas, comece combinando com itens de cores neutras para quebrar a intensidade. Preto, branco, tons de bege, marinho, verde militar e cinza são boas opções para equilibrar o visual.
  • Ainda não está segura de usar um pink? Opte pelo rosa millennial, que é mais claro e opaco. O mesmo vale para o amarelo e o laranja: escolha tons que tenham mais branco na composição e sejam mais diluídos.
  • Geralmente, a parte de cima (blusa, tops, regatas, camisetas), por ficar mais próxima ao rosto, chama mais atenção do que a parte de baixo (calças, bermudas, saias). Então, que tal começar debaixo para cima a inclusão de cores? Pode te deixar mais confortável e segura.
  • Todas essas cores combinadas com jeans produzem um visual praticamente certeiro. Dá para montar looks mais básicos, para o dia a dia, ou mais elaborados para um evento mais especial.
  • Tem um casamento ou evento mais social? Se investir em uma peça nessas cores estará super antenada – e quem entende de moda vai reparar!
  • Acessórios coloridos vão complementar o look e dar aquele acabamento final, fazendo com que toda a combinação brilhe.
  • Bolsas nessas cores sempre dão um toque a mais, bem como os sapatos. Abuse da criatividade e escolha bem seu ponto de luz!
  • Aproveite para desengavetar peças que estão esquecidas no armário justamente por serem coloridas demais. A moda é cíclica e as oportunidades sempre voltam!

Gostou do texto? Deixe seus comentários e siga-me no Instagram e no Facebook para acessar dicas diárias!

Sobre o autor

Ana Aoun é consultora de imagem, personal stylist e jornalista apaixonada pelo universo feminino. Pós-graduada em Linguagem no Jornalismo Online, volta ao UOL, onde já trabalhou em diversas editorias, após uma pausa para se dedicar à maternidade e à família. Acredita que o autoconhecimento é a maior arma para elevar a autoestima e alcançar a tão sonhada paz com o espelho. Procura desmistificar a consultoria de imagem escrevendo sobre o tema e disseminando a ideia de que um guarda-roupa abriga muito mais que peças de roupas e acessórios - ele ajuda a mostrarmos ao mundo quem realmente somos.

Sobre o blog

Dicas sobre como se vestir bem respeitando quem se é, de forma atemporal, de acordo com os diferentes tipos físicos e estilos, para todas as ocasiões (com ou sem dress code definido). Matérias sobre as novidades das vitrines e das ruas, do que já passou da tendência das passarelas para a moda validada do dia a dia. Exemplos de como uma peça de roupa adequada, uma cor que favorece ou um acessório oportuno podem levantar qualquer look - e qualquer imagem!

Ana Aoun